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Loja Móvel do Cidadão garante atendimento aos munícipes nas zonas rurais: Palmela continua aposta na Desconcentração e Melhoria dos Serviços

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19 Junho 2017

Lançada em maio de 2011, como Viatura de Atendimento Móvel do Município de Palmela, a atual Loja Móvel do Cidadão completou seis anos e faz parte do quotidiano das populações das áreas mais afastadas dos centros urbanos e continua a fazer escola, a nível nacional e internacional, como exemplo de boas práticas.

Este projeto pioneiro - a primeira Loja Móvel do Cidadão do país - assegura atendimento em todas as freguesias do concelho, com especial atenção para as áreas rurais, o que permite aos munícipes com maiores dificuldades de deslocação resolver os assuntos que sejam da competência do município junto dos seus locais de residência. O Atendimento Móvel constitui, assim, um complemento valioso de desconcentração dos serviços e melhoria da resposta prestada pela autarquia.

Com este serviço, os munícipes podem tratar dos mesmos assuntos disponíveis nos balcões de atendimento municipal, nomeadamente:

• Urbanismo;
• Águas, esgotos, despejo de fossas;
• Resíduos sólidos;
• Publicidade e ocupação de espaço público;
• Vistorias higio-sanitárias;
• Pagamentos de refeições do âmbito do programa de alimentação, e transportes escolares;
• Informação e apoio ao consumidor;
• Agendamento de registo de cidadãos comunitários;
• Licenciamento de bailes, provas desportivas e divertimentos públicos, exploração de máquinas de diversão, vistorias e recintos de espetáculos;
• Apresentação de opiniões, sugestões ou reclamações;
• Informação sobre situações de intervenção urgente a decorrer no concelho (rede viária, águas e esgotos ou resíduos sólidos);
• Informação sobre a oferta cultural, desportiva, turística e de lazer.

Além dos serviços prestados nos postos de Atendimento Municipal, é possível tratar de assuntos relacionados com ADSE, Caixa Geral de Aposentações, Direção Geral da Administração da Justiça, Autoridade Regional de Saúde, Portal do Cidadão, Instituto da Segurança Social e Instituto dos Registos e Notariado.

Recorde-se que a Loja Móvel do Cidadão nasceu de uma parceria do Município com a AutoVision (grupo AutoEuropa) e o CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel, com base na adaptação de uma carrinha Volkswagen Sharan Tdi, de forma a incluir um “escritório móvel”, com o equipamento logístico e informático necessário à realização de atendimento. Trata-se de um projeto complementar e integrado na estratégia de atendimento ao munícipe, que conta, também, com os Balcões de Atendimento de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo e os serviços on-line.

Os circuitos e os horários da Loja Móvel do Cidadão podem ser consultados aqui.

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