Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Comemorações da Semana Europeia da Mobilidade 2017 em Palmela

Sem 1 1024 2500
05 Setembro 2017

Município de Palmela investe na mobilidade verde

O Município de Palmela aderiu, uma vez mais, à Semana Europeia da Mobilidade que, na sua 16.ª edição, está especialmente focada no tema “Mobilidade verde, partilhada e inteligente”, cuja campanha decorrerá sob o slogan “A partilhar chegamos mais longe”.

A iniciativa decorre, anualmente, entre 16 e 22 de setembro, período em que Palmela promoverá um conjunto de atividades para sensibilizar as/os cidadãs/ãos para o impacto que as soluções individuais de mobilidade têm na comunidade e para os potenciais benefícios para o ambiente, para a saúde e para a qualidade de vida individual e das comunidades.

O Município de Palmela tem investido na mobilidade sustentável e na acessibilidade, não só através da sensibilização do público, mas, essencialmente, através de um conjunto de obras que promovem deslocações mais ecológicas. É o caso do reforço da rede de ciclovias e de corredores pedonais acessíveis, tais como o primeiro troço (em curso) da ciclovia da Quinta do Anjo, o prolongamento da ecopista de Pinhal Novo até ao concelho do Montijo (a iniciar em breve), do projeto intermunicipal Hub10, que irá melhorar substacialmente as condições de mobilidade na zona de Vila Amélia e as ligações intermodais, o rebaixamento de passadeiras e eliminação de obstáculos em Águas de Moura, Poceirão e Pinhal Novo, entre outros.

Programa com iniciativas para todos os públicos

Tal como no ano passado, a Praça da Independência, em Pinhal Novo, acolhe uma exposição para experimentação de veículos alternativos, nos dias 15 e 16 de setembro. Também a 16, tem lugar uma ação de formação teórico-prática sobre eco-condução, dirigida à população geral, onde se pretende dotar as/os participantes de conhecimentos sobre como usar o automóvel de forma mais eficiente e económica.

A principal novidade deste ano é a aquisição, pela autarquia, de duas bicicletas elétricas para uso das/os trabalhadoras/es que o desejarem, nas deslocações em serviço, em substituição do uso do automóvel ou das deslocações a pé. Estas bicicletas também irão estar disponíveis para experimentação da população em geral na exposição de veículos alternativos.

Durante toda a semana, serão oferecidos títulos de transporte para o circuito urbano de Pinhal Novo, em troca da entrega de Óleos Alimentares Usados (OAU), e o autocarro do Centro Histórico de Palmela, assim como os autocarros de transporte escolar e as viaturas do Executivo, serão movidos a biodiesel produzido através de OAU recolhidos no nosso território através dos 31 oleões exteriores colocados na via pública e das 26 barricas disponibilizadas em escolas e instituições aderentes. No primeiro semestre do ano, foram recolhidos 1.675 litros de OAU.

A tradicional iniciativa “Pinhal Novo com Pedalada” regressa no dia 17 de setembro, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Pinhal Novo com o Movimento Associativo. Os operadores de transporte público associam-se a esta iniciativa, seja através da oferta de bilhetes de comboio a quem se fizer acompanhar de bicicleta, seja através da divulgação.

É de sublinhar, ainda, a realização, entre setembro e outubro, da atividade para crianças “Hora do Conto”, dedicada à mobilidade, pela equipa de animação da Biblioteca Municipal, e a exibição de curtas-metragens sobre o mesmo tema.

semana-mobilidade-2017_programa-A5-2

semana mobilidade 2017_imagens promocionais3

semana mobilidade 2017_imagens promocionais4

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados