Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Rede municipal de recolha de óleos alimentares usados

O óleo alimentar utilizado na fritura dos alimentos torna-se num resíduo e o destino a dar-lhe é uma questão que surge com frequência.

A colocação numa garrafa que depois é deitada no lixo, ou o despejo para o esgoto acabam por ser as soluções mais comuns, mas ambas comportam alguns problemas para o ambiente, além de poder provocar entupimentos na rede de esgotos.

Para resolver este problema a autarquia, em parceria com a Agência de Energia da Arrábida – ENA, com a Biocanter e com o patrocínio do projeto RECOIL, desenvolveu e instalou a rede municipal de recolha de óleos alimentares usados.

Neste momento, os munícipes do concelho têm ao seu dispor os seguintes oleões:

Lista de oleões de acesso público

Lista de oleões em escolas, juntas de freguesia e associações aderentes

O óleo recolhido depois de devidamente tratado será transformado em biodiesel, um combustível que substitui o gasóleo e é mais amigo do ambiente.

Regras de acondicionamento

Depois do óleo alimentar estar frio, deve despejá-lo para uma garrafa de plástico e colocar dentro de um oleão.

Alerta!

A recolha de óleo dos oleões instalados na via pública é feita exclusivamente pela BIOCANTER.

Têm sido registados vários roubos de Óleos Alimentares Usados nos oleões do concelho, contribuindo para uma quebra na produção de biodiesel, pelo que apelamos aos Senhores Munícipes que alertem os serviços municipais sempre que verifiquem ações suspeitas nos equipamentos por agentes não autorizados.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados