Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Recursos Pedagógicos

Maletas Pedagógicas e Exposições Itinerantes

O Serviço Educativo do Museu Municipal de Palmela investe na criação de recursos pedagógicos que permitam o acesso ao conhecimento sobre o Património Cultural do concelho. Aqui poderá aceder aos recursos que estão disponíveis online. Na programação pedagógica encontrará referência aos restantes.

  • "Gigantes, cabeçudos e outras coisas do arco-da-velha"

    Apresentada ao público no fim de semana de Gigantes (01 e 02 de julho de 2011), a Maleta Pedagógica Gigantes, cabeçudos e outras coisas do arco-da-velha, resultado de uma parceria entre o Festival Internacional de Gigantes (FIG) e o Museu Municipal de Palmela, constitui-se como o mais recente recurso pedagógico do concelho.

    Porque acreditamos que a Cultura é um recurso inesgotável que se multiplica pela experiência, esta Maleta é consequência de uma estratégia de sustentabilidade do próprio Festival que pretende contribuir para a emergência de novos públicos e artistas, potenciando a produção cultural no concelho.

  • "Os Caramelos"

    Conhecer parte da história do concelho através da abordagem ao movimento migratório que caracterizou o final do século XIX, primeira metade do século XX. Os denominados Caramelos, vindos da Beira Litoral para trabalharem, sobretudo, nas grandes vinhas de Rio Frio, acabaram por se fixar na região alterando profundamente a dinâmica demográfica do concelho, e especialmente da freguesia do Pinhal Novo.

  • "Eu sou História e Património"

  • "Poder Local - Eu conheço. Eu participo"

    Porque a participação de todos na construção do território é essencial e a aproximação dos cidadãos ao Poder Local é também um direito infantil e juvenil, este recurso pretende sensibilizar os cidadãos, desde a infância, para a importância da sua participação na gestão pública do território. E porque a informação é uma ferramenta essencial para sermos cidadãos conscientes e ativos, este recurso permite-nos adquirir e praticar competências de diálogo e negociação.

  • "Centro Histórico de Palmela - Patrimónios"

    Numa viagem pelo Centro Histórico da vila de Palmela, ficaremos a conhecer parte da sua História, assim como ficaremos mais conscientes da importância de salvaguardar o nosso Património Cultural.

  • " Arte2 - O Património Azulejar do Concelho de Palmela"

    «Arte2. O Património Azulejar do Concelho de Palmela» tem como objetivo dar a conhecer a importância do património azulejar e a sua presença em monumentos do concelho de Palmela, assim como motivar para a criação artística.

  • "Pé ante pé… descobre o que a vila é!"

    Um guia para descobrir o Centro Histórico da vila de Palmela.

  • "Crescer Saudável com o nosso Património"

    Os painéis desta exposição dão a conhecer os produtos característicos do concelho que, para além de Património Cultural pela força da história e tradição, são também alimentos que deverão fazer parte de uma alimentação saudável.

  • "A Vinha e o Vinho em Palmela"

    Sabias que plantar e cultivar uvas dá muito trabalho?

    Em todas as estações do ano, há muitas tarefas para que os cachos de uva nasçam e cresçam saudáveis!
    Neste caderno descobres como tudo acontece.

  • KIT de Recolha de Património Imaterial (IMC)

    O Museu Municipal de Palmela de forma a promover a salvaguarda e divulgação do Património Cultural Imaterial (PCI), criou o Arquivo de Fontes Orais que corresponde a um conjunto de entrevistas realizadas à comunidade, no âmbito de diferentes temáticas de investigação.

    Em 2004 editámos o documento “Como Construir a Memória. Um recurso para a Escola” (aqui), que teve como objetivos sensibilizar para a sua importância e orientar metodológica e tecnicamente as escolas que desenvolvessem projetos nesta área.

    Bom trabalho!

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados