Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Castro de Chibanes

O sítio fortificado de Chibanes localiza-se em uma área culminante da Serra do Louro, com extenso domínio visual, que atinge, para norte, o sistema estuarino do Tejo e, a sul, o rio Sado.

A superfície amuralhada durante a Pré e a Proto-história estima-se em cerca de 1 ha. A mais antiga ocupação remonta ao Calcolítico e Bronze antigo, entre 5000 e 3700 anos antes do Presente.

Abandonado no final do Horizonte Campaniforme (Bronze antigo), o local foi reocupado, graças às suas boas condições geoestratégicas, na II Idade do Ferro (sécs. III-II a. C.) e no período proto-romano, também designado por romano-republicano (sécs. II-I a. C.).

Chibanes comporta-se, assim, como um notável lugar da História, com elevadas potencialidades patrimoniais reveladas pelas escavações arqueológicas do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS).

O Castro de Chibanes foi classificado como Sítio de Interesse Público em 17 de Março de 2011, pela Portaria 420/2011, a qual fixa também a Zona Especial de Proteção do monumento.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados