Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Espaços de jogo e recreio

O Direito de Brincar está consignado no artigo 31.º da Convenção dos Direitos da Criança: Todas as crianças têm o direito de Brincar, Descansar e ter Tempos Livres.

Por variadas razões, verificamos que os diversos mecanismos de vida social vão condicionando de forma sistemática as possibilidades lúdicas da criança, onde não existe tempo nem espaço para o jogo.

As oportunidades de espaço Seguro para brincar são cada vez mais limitadas. As crianças, de um modo geral, não encontram espaço suficiente de acordo com as suas necessidades de movimento. Por esta razão, os espaços de jogo e recreio (EJR), vulgarmente conhecidos por parques infantis, assumem uma grande importância. Neles a criança pode brincar livremente ao ar livre, tendo a liberdade de exercitar e desenvolver habilidades motoras, afetivas e sociais.

A Câmara Municipal de Palmela tem, sob a sua responsabilidade e gestão, 26 espaços de jogo e recreio em espaço público. Todos os Espaços de Jogo e Recreio (EJR) cumprem a legislação em vigor e estão de acordo com as Normas Europeias de Segurança. No entanto, apesar da atenção permanente que a autarquia presta a estes equipamentos, não é possível eliminar todos os fatores de risco. Todos sabemos que o comportamento da criança é muitas vezes imprevisível e por isso não é possível evitar completamente os acidentes nos EJR's,. Mas podemos evitar os traumatismos que causem lesões permanentes.

A segurança das crianças é da responsabilidade dos adultos, pelo que necessitamos da sua colaboração para que a criança possa brincar em segurança e em completo bem-estar.

Nunca se Esqueça:
  • Não levante a criança para alcançar um equipamento ao qual a criança não teria acesso sem ajuda;

  • Em todos os equipamentos, o adulto tem de conseguir ter acesso a todas as partes do equipamento, incluindo túneis e espaços fechados;

  • Assegure-se de que as roupas da criança não têm cordéis ou cachecóis que possam prender-se ao equipamento;

  • Não deixe a criança brincar descalça na areia;

  • Ensine a criança a respeitar os outros e o equipamento;

  • É importante detetar uma tábua solta, uma corda, ou atos de vandalismo que possam criar soluções perigosas;

  • Não passeie o seu cão no espaço de jogo e recreio.
Ajude a preservar os EJR e colabore com a Câmara Municipal informando-nos sempre
que detete alguma anomalia.

Tel.: 212 336 606
E-Mail: deis@cm-palmela.pt  

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados