Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Receção à Comunidade Educativa

Considerando fundamental o reforço sistemático na importância da comunidade educativa, enquanto paradigma de cidadania, o município tem vindo a efetivar medidas que permitem garantir a eficácia da comunicação entre as várias entidades envolvidas na comunidade, como garante do sucesso da escola.

A edição de 2015/16 da RCE sublinha o Projeto Educativo Local (PEL) como garante dos princípios da educação, promoção cultural, defesa das condições de vida e das políticas educativas municipais. É a oportunidade de qualificar a oferta educativa que permite a orientação de percursos de qualidade a crianças e jovens e de oportunidades educativas e formativas para todos os cidadãos, no sentido da construção de um território educativo que sirva a todos.

A RCE reforça a importância deste projeto e fomenta o contacto das escolas entre si e com as diferentes entidades/instituições do território, enquanto recursos a serem otimizados e equacionados ao serviço dos princípios de um município educador. Todos temos um papel fundamental no desenvolvimento do território na sua função educadora, em que o município se assume como potenciador e catalisador.

O principal objetivo da RCE é assinalar o início do ano letivo e incentivar a interação entre todos os intervenientes na educação no município de Palmela, através da partilha e da valorização dos saberes e projetos locais, assumindo a educação para além da escola e valorizando todas as dimensões educativas que existem no município.

Este ano o Teatro O Bando recebe a Comunidade Educativa, aproximando a Cultura da Educação e promovendo o Teatro como uma ferramenta na construção de trajetórias formativas e de desenvolvimento pessoal.

Atalhos­_Encosta é uma oferta educativa dirigida ao público escolar dos 6 ao 12 anos. Trata-se de uma visita-jogo pela encosta da Serra do Louro, cujos conteúdos incluem as Máquinas de Cena de O Bando, o espaço envolvente da Serra da Arrábida e o Sítio Arqueológico-Alcaria do Alto da Queimada, que vai poder ser vivida por 40 profissionais da educação, no âmbito da RCE. É necessário inscrição prévia, até ao limite máximo de 40 pessoas, através de DEIS/Telf: 21 233 66 60 (e calçado confortável), até ao dia 19 de outubro.

A partir das 21h00 O Bando apresentará a peça Abstenção (lugares limitados a 90 pessoas), a partir do texto de Abel Neves-Cruzeiro: “Reconhecemos uma inquietação Ética sobre a família, o segredo e a promessa…”

Encenação João Brites, Música Jorge Salguerio, Figurinos Clara Bento, Atores Guilherme Noronha, João Neca, Juliana Pinho, Raúl Atalaia, Rita Brito e Sara Castro

Programa Receção 2015

 

 

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados