Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Programas, projetos e atividades

No município são desenvolvidos diferentes programas, projetos e atividades de intervenção social e saúde, de acordo com as especificidades locais, os interesses e as necessidades dos seus destinatários procurando fazer de Palmela um concelho cada vez mais inclusivo, participado e saudável.
  • Programa Municipal de Apoio à Pessoa Idosa

    Em Palmela, um concelho de todas as Idades, o exercício da cidadania das pessoas de idade maior tem sido estimulado pelo reconhecimento dos seus direitos e pelo incentivo à participação na vida social, cultural e económica.

    É neste sentido que promovemos, apoiamos e somos parceiros de projetos assentes em valores como o respeito, a dignidade, a participação ativa, a igualdade de oportunidades e a aprendizagem ao longo da vida, que contribuem para valorizar o papel das pessoas de idade maior no município. O combate da solidão e por outro lado, o combate do idadismo, e o reforço da relação entre as gerações, são outras das preocupações das políticas de envelhecimento ativo no Concelho.

  • Outubro Maior

    Ao longo do mês de outubro, nas diferentes freguesias do concelho, várias são as propostas para a população de idade maior e famílias que reforçam Palmela, como um Município de todas as IDADES. Estas são um convite à cidadania ativa da população 55+, à partilha de experiências, saberes e a novos projetos de vida, valorizando a igualdade de oportunidades, a educação ao longo da vida e a solidariedade intergeracional. Participe! 

     

  • Animação Social e Recreativa com Idosos

    As ações de Animação Social e Recreativa são programadas de acordo com os interesses das pessoas de idade maior, apelando às suas experiências, memórias, criatividade e capacidade de iniciativa, contribuindo para o seu bem-estar, momentos de convívio e boa disposição.

    Em parceria com as entidades particulares sem fins lucrativos e como resultado do trabalho do GIQUE, Grupo Interinstitucional para as Questões do Envelhecimento, acontecem, ao longo do ano, diferentes iniciativas regulares entre elas, as Comemorações do Dia da Espiga, as Comemorações do Dia dos Avós, a Sardinhada, a Moda Praia Sénior. Privilegia-se também, a realização de visitas, de colóquios sobre temas vários e outras atividades.

  • Cartão Municipal Idade Maior

    Dirigido à população com 60 e mais anos de idade residente no concelho resulta de uma parceira com os agentes sociais locais proporcionando diferentes vantagens e descontos em bens e serviços, de acordo com os rendimentos do agregado familiar, como por exemplo serviços de saúde, beleza e estética, restauração e outros.

    As candidaturas ao Cartão podem ser entregues nos Postos de Atendimento Municipal de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo ou, na Loja Móvel do Cidadão.

    Apresentação e objetivos

    Declaração de Adesão

    Formulário de Inscrição

    Regulamento

    Entidades aderentes

    Brochura informativa

    Resultados 2015/16

  • Clique Sem Idade

    Projeto de sensibilização à utilização das Tecnologias de Informação Comunicação - TIC pela população a partir dos 55 anos de idade residente nas diferentes freguesias do concelho, de frequência gratuita.

    Para além das ações de noções básicas de informática são realizadas outras ações com referência às novas tecnologias, mediante programação, pretendendo favorecer o direito à aprendizagem ao longo da vida, o convívio e a relação entre gerações, reforçando a compreensão, a tolerância e o respeito entre os cidadãos de diferentes idades. São exemplo de outros CLIQUES, as viagens on-line; as ações informativas sobre sites, internet em segurança, fotografia digital; a programação de verão, entre outras.

    Saiba mais e ligue-se às novas tecnologias!

  • Plano Municipal de Combate e Prevenção à Violência Doméstica

    O Plano Municipal de Combate e Prevenção à Violência Doméstica é um documento orientador da implementação de medidas locais que reforçam a sensibilização e o combate da violência domestica no concelho. No âmbito deste instrumento, foram realizadas diversas iniciativas e projetos, designadamente o “VAIVEM Contra a Violência”, o “Passa a Palavra”, promovidos pela SEIES com a colaboração de vários parceiros locais, assim como foram realizadas ações de sensibilização e formação, capacitando técnicos e outros profissionais para a compreensão das expressões do fenómeno da violência domestica.

    Tratando-se de uma problemática atual e pertinente, encontra-se inscrita no Diagnóstico Social do Concelho de Palmela 2014 e no Plano de Desenvolvimento Social 2015 2019, documentos que enquadram o fenómeno da violência doméstica, a nível local.

    Nestes documentos de planeamento, a estratégia de intervenção preconizada implica a desocultação do fenómeno, visando a mudança do paradigma cultural. As ações de sensibilização o reforço das competências técnicas e as estruturas para o atendimento e acompanhamento às vítimas são algumas das linhas de atuação que se preveem desenvolver a curto prazo para o combate ao fenómeno da violência domestica.

     http://clasp.cm-palmela.pt/

  • Conversas Informais - Venha Falar de Saúde

    Ações regulares de informação/sensibilização sobre promoção e prevenção na saúde realizadas nas diferentes freguesias do concelho destinadas à população de diferentes idades, com o objetivo de contribuir para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis. Com a parceria da Unidade de Saúde Familiar de Santiago – Palmela.

    São exemplos de temas das Conversas Informais: Alimentação Saudável; Hipertensão; Prevenção do cancro; Envelhecimento com qualidade; Colesterol; Diabetes; Prevenção dos fatores de risco associados ao calor; Sexualidade Sénior; Pensar positivo; Planeamento familiar, entre outros.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados