Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Cooperação institucional

Palmela privilegia uma relação de proximidade, diálogo, articulação e cooperação com as Instituições Particulares de Solidariedade Social e outras organizações sem fins lucrativos, mediando e facilitando processos e práticas de intervenção bem como, apoiando logística e tecnicamente as suas dinâmicas, em função das disponibilidades físicas, humanas e financeiras.
Instituições Particulares de Solidariedade Social Locais

No concelho, as Instituições Particulares de Solidariedade Social sem fins lucrativos (IPSS) com atuação nos eixos das crianças/jovens, pessoas portadoras de deficiência, pessoas de idade maior e suas famílias bem como, as associações/grupos com intervenção na área da saúde, são parceiros locais essenciais à promoção do desenvolvimento social e de estilos de vida saudáveis.

Para minimizar as situações de pobreza e de exclusão social no concelho, agravadas pelo atual contexto de crise socioeconómica, as IPSS locais, com um forte sentido de dinamismo e de criatividade, têm vindo a adaptar a sua realidade desenvolvendo novas respostas:

Lojas Sociais - respostas sociais que proporcionam a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconomicamente a distribuição gratuita ou, mediante um valor simbólico de bens como, artigos de vestuário/ calçado (conforme a idade e o género), artigos para a casa, mobiliário, brinquedos, livros, entre outros. São dinamizadas através das IPSS ou em conjunto com diferentes agentes socias como por exemplo, as Comissões Sociais de Freguesia.

São destinatários das Lojas Sociais, pessoas e famílias economicamente desfavorecidas nomeadamente, beneficiários de Rendimento Social de Inserção, Sem Abrigo ou, outras em situação de grave carência, devidamente identificada (através de acesso direto ou do encaminhamento pelas Instituições concelhias).

Cantinas Sociais – respostas sociais desenvolvidas pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) no âmbito do Programa de Emergência Alimentar, com o objetivo de suprir as necessidades alimentares dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da disponibilização de refeições que podem se gratuitas ou, mediante pagamento de um valor simbólico, de acordo com o diagnóstico socioeconómico do agregado familiar.

São destinatários das Cantinas Sociais, pessoas e famílias economicamente idas nomeadamente, beneficiários de Rendimento Social de Inserção, Sem Abrigo ou, outras em situação de grave carência, devidamente identificada (através de acesso direto ou do encaminhamento pelas Instituições concelhias).

Encontros de Teatro e Dança – Festival ExpressArte

Iniciativa promovida anualmente pela APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal / Clube de Animação Jovem realizada desde há 8 anos no concelho de Palmela com o apoio da Câmara Municipal.
O Festival valoriza a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência através das diferentes vertentes da expressão artística promovendo espetáculos protagonizados pelos utentes da associação, grupos de teatro e dança das associações congéneres a nível nacional e outros grupos de animação que se associam.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados