Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Redes e parcerias

Reconhecendo a importância das redes de parceria no desenvolvimento social do concelho, o Município dinamiza e participa em diferentes programas e medidas que assentam nos princípios da articulação, da cooperação e da inovação, ganhando estes uma dimensão particularmente relevante no atual contexto de crise socioeconómica, como estratégia fundamental na procura da atenuação dos problemas sociais locais.

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Palmela

A Câmara Municipal integra desde 1995 a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) contribuindo para a promoção dos direitos e garantia da proteção das crianças e jovens em perigo.A CPCJ é uma entidade oficial não judiciária, constituída por diferentes parceiros sociais locais sendo atualmente presidida pela Câmara Municipal. Visa prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral das crianças e jovens do concelho, de forma a garantir o seu bem-estar e desenvolvimento.

Horário de atendimento:
9h00-13h00/14h00-17h00

Morada:
Rua Raul Brandão, Lote 7 R/C Dtº
2955-216 Pinhal Novo

Telef: 211550912/3
Telemóvel: 935321177
Fax: 211550914

e-mail: cpcjpalmela@sapo.pt 

Clique em: www.cpcjpalmela.weebly.com   

 imagem Dia_Europeu_sobre_a_Proteção_de_Crianças_contra_a_Exploração_Sexual_e_o_Abuso_Sexual

 

Clique aqui para saber mais sobre a Prevenção e Eliminação da Mutilação Genital Feminina

Clique aqui para saber mais sobre o Dia Internacional da Família 2017

 

Rede Social Palmela – CLAS Palmela

 

No concelho de Palmela, a Rede Social representa a parceria alargada composta pelas entidades com intervenção ao nível da promoção da inclusão e do combate à exclusão. Trata-se, efetivamente, de todos os agentes que, nos diferentes âmbitos da sua atuação, se encontram comprometidos com uma metodologia de trabalho sustentada na parceria, na cooperação e no diálogo institucional, numa lógica de comprometimento coletivo contra a pobreza e desigualdade social.

A Rede Social, formalmente, encontra-se representada em diversas estruturas, entre elas, o Conselho Local de Ação Social de Palmela, fórum concelhio que procura congregar e articular a intervenção dos parceiros sociais.

Clique aqui em http://clasp.cm-palmela.pt

Núcleo Local de Inserção de Palmela – Programa do Rendimento Social de Inserção

A Câmara Municipal é uma das instituições parceiras obrigatórias do Programa do Rendimento Social de Inserção (RSI) com representação e participação regular no NLI Palmela – Núcleo Local de Inserção de Palmela. Esta medida de proteção social visa o combate à pobreza e paralelamente o reforço da inserção e coesão social.

Estar integrado nesta medida implica, para os titulares da prestação e os membros do seu agregado familiar, deveres de procura ativa de emprego, de frequência de ações de qualificação profissional e de prestação de trabalho socialmente útil, como formas de inserção socioprofissional.

Clique em www.seg-social.pt e consulte o Guia Pratico Rendimento Social de Inserção - Instituto da Segurança Social, I.P

Projeto cIDADES – Palmela cIDADE Amiga das Pessoas Idosas

O Município integra desde 2012 a Plataforma das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, desenvolvida no âmbito do projeto cIDADES, ao qual se associou em 2010. Este projeto insere-se no Projeto da Rede Mundial de Cidades Amigas das Pessoas Idosas, implementado em 2006 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e surge em resposta ao desafio da Associação VIDA – Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Ativo.

São objetivos do projeto cIDADES, estimular o envelhecimento ativo através da criação de condições de saúde, participação e segurança, de modo a reforçar a qualidade de vida na comunidade à medida que as pessoas envelhecem.

A Lista de Verificação de características amigas dos idosos é uma ferramenta que permite às cidades procederem à sua auto-avaliação e registarem os progressos efetuados de acordo com as dimensões do conceito da OMS, a saber: Prédios públicos e espaços abertos; Transportes; Habitação; Participação social; Respeito e inclusão social; Participação cívica e emprego; Comunicação e informação; Apoio comunitário e serviços de saúde.

Em parceria com o projeto cIDADES, a Câmara Municipal colaborou, em 2011, no estudo nacional sobre a avaliação da população 55+ sobre as caraterísticas de uma Cidade Amiga das Pessoas Idosas e em 2012 viu distinguidos os projetos municipais “Conversas Informais - Venha Falar de Saúde” e “Loja Móvel do Cidadão” como boas práticas locais.

Clique aqui www.projectotio.net

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados