Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Equipamentos municipais

Os Equipamentos Municipais para a Juventude são espaços especialmente concebidos para promover a troca de ideias e de experiências e podem ainda funcionar como base de apoio aos jovens, às associações e grupos informais juvenis do concelho de Palmela.
CRJ’s – Rede de Centros de Recursos para a Juventude

Os Centros de Recursos para a Juventude (CRJ´s) de Palmela, Pinhal Novo e de Quinta do Anjo constituem uma rede de equipamentos de carácter juvenil, que procura responder aos desafios da sociedade de informação, garantindo o acesso gratuito de todos os jovens às tecnologias de informação e comunicação, assim como o desenvolvimento de atividades variadas. Fazem parte dos recursos dos CRJ’s: o programa Porta 65 Jovem, o Diploma de Competências Básicas em TIC, as Festas de Aniversário, o REAJ – Recurso de Emprego e Aprendizagem para a Juventude, CRJ’s Sem Idade, tendo sido criada no final 2014 a Sala de Ensaio “CAVE” no CRJ de Pinhal Novo.



Recursos dos CRJ’s
  • Programa Porta 65 Jovem: A Câmara Municipal de Palmela, através dos CRJ’s, recebe as candidaturas ao programa Porta 65 Jovem, no âmbito de um protocolo celebrado com o IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana). A entrega das candidaturas a este programa de arrendamento tem quatro fases de candidatura. O programa constitui-se como um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens (isolados, em agregado ou coabitação) com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, mediante a apresentação de contrato de promessa de arrendamento. Promover estilos de vida mais autónomos, a dinamização do mercado de arrendamento e a reabilitação de áreas urbanas degradadas são os principais objetivos deste programa;

  • Diploma de Competências Básicas em TIC: Os CRJ´s constituem-se como Centros de Diplomas aptos a emitir o Certificado de Competências Básicas em Tecnologias de Informação. Os interessados deverão solicitar o reconhecimento das referidas competências, obtido mediante a realização de um exame prático com a duração de uma hora, junto de qualquer CRJ. Os candidatos devem identificar-se, apresentando o bilhete de identidade, no dia do exame, ou, no caso de cidadãos estrangeiros, o passaporte ou outro documento de identificação legal. Mais informações através dos telefones abaixo mencionados ou do e-mail disj@cm-palmela.pt.Este diploma é um instrumento de combate à info-exclusão, de reforço da cidadania e de promoção da coesão social no contexto da Sociedade de Informação;

  • Festas de Aniversário: Os jovens interessados podem alugar os CRJ’s para a realização de festas de aniversário ou outras iniciativas similares. Para o efeito deverão contactar-nos através do email juventude@cm-palmela.pt 

  • REAJ – O REAJ é um recurso educativo reativado em 2014/2015 com o objetivo de (pegando na sua origem, em 2008) dar ferramentas e motivar os jovens para a aprendizagem ao longo da vida e procura e/ou criação de emprego (empreendedorismo), ajudando a refletir sobre a importância da decisão ponderada e as formas/caminhos que podem ser percorridos para se ser o mais assertivo possível na hora de decidir. O REAJ tem também como objetivo ajudar os jovens a compreender/interiorizar o importante papel que podem ter na sociedade, onde vivem e convivem, através de iniciativas individuais ou partilhadas, na área do voluntariado e na procura de soluções alternativas para o seu futuro, que não passem exclusivamente pelo percurso académico/formativo. As sessões realizam-se nas Escolas Secundárias e Escolas Básicas 2/3 do Concelho e no Centro de Recursos para a Juventude (CRJ) de Palmela, Pinhal Novo e/ou Quinta do Anjo. 

  • CRJ’s Sem Idade: Todas as quartas-feiras os CRJ’s, disponibilizam, com caráter de prioridade, o acesso e acompanhamento aos computadores para pessoas acima dos 55 anos.
CAVE Sala de Ensaio 

A CAVE Sala de Ensaios está em funcionamento no CRJ de Pinhal Novo, no edifício do Mercado Municipal.

Os projetos musicais podem inscrever-se para a utilização do espaço CAVE Sala de Ensaios, equipamento que pretende estimular a criação artística junto da população juvenil, favorecer a criatividade e apoiar a disseminação de projetos musicais inovadores e originais, da autoria de jovens do concelho.

Podem candidatar-se à utilização deste espaço jovens com, idade compreendida entre os 12 e os 30 anos, ou média de idades dos elementos do projeto menor que 30, com projetos musicais de cariz não profissional, individuais ou coletivos, que residam, estudem ou trabalhem no concelho de Palmela. Os projetos musicais podem usar a CAVE por um período máximo de seis horas por semana, 24 horas por mês.
Havendo diferenciação de tarifa sobre a qual incidirá o IVA, de acordo com o cumprimento dos requisitos mencionados nas Normas de Inscrição e Utilização, Tabela de tarifas e preços - 2016, artº 1 -  Venda de bens e Prestação de Serviços alínea f) do nº 1, e regulamento de aplicação e cobrança - artº12

Tabela_de_tarifas_e_preços_e_Regulamento_de_aplicação_e_cobrança
Regulamento_e_Tabela_de_Taxas_Municipal

As inscrições devem ser efetuadas no CRJ de Pinhal Novo, pessoalmente ou via e-mail para cave@cm-palmela.pt, mediante a consulta das normas e do preenchimento da ficha, disponíveis em www.juventudeinteractiva.org.

 

 

 

MOJU Palmela – Movimento Juvenil de Palmela

O novo equipamento municipal do Parque Venâncio Ribeiro da Costa foi objeto de uma empreitada de reabilitação e refuncionalização. Este espaço tem assim, uma nova funcionalidade, compatível com a estratégia de criação de pequenos polos de animação do Centro Histórico de Palmela, entendendo-se como um equipamento destinado ao desenvolvimento de atividades e um ponto de apoio para as atividades a realizar no Parque Venâncio Ribeiro da Costa e no Centro Histórico, por todo o movimento associativo juvenil e autarquia.

Parcerias Envolvidas/Compromissos:

Grupo 40 de Palmela: Dinamização de atividades e gestão do equipamento.
AJITAR: Dinamização de atividades próprias e/ou em parceria com o Grupo 40 de Palmela e movimento associativo juvenil.

MOJU Palmela – Movimento Juvenil de Palmela
Grupo 40 de Palmela: grupo40@escoteiros.pt
AJITAR: geral.ajitar@gmail.com

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados