Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Programa “Agir pelos direitos: Eu participo!”

O que pretende?

Este programa é desenvolvido em parceria com o Comité Português para a UNICEF e procura que as entidades sejam reconhecidas como ENTIDADES AMIGAS DAS CRIANÇAS (EAC), o que significa que esses espaços as opiniões, necessidades, prioridades e direitos das crianças/jovens são parte integrante da sua organização e gestão, num ambiente inclusivo, participativo e respeitador.

Onde se desenvolve?

O programa pode desenvolver-se em todo o tipo de entidades do município que trabalham diretamente com crianças e jovens, ou seja: escolas públicas e instituições particulares de solidariedade social, centros de acolhimento, associações, escolas privadas, etc.

Como se desenvolve?

De forma abrangente e flexível, potenciando projetos e atividades já existentes na escola/instituição, através de um plano de ação refletido a partir de um diagnóstico inicial, a entidade promoverá 3 pilares:

  • Os direitos da criança na vivência da entidade: sensibilização sobre os direitos da criança na entidade e seu enquadramento na sua organização e funcionamento; a educação para os direitos da criança e articulação com os conteúdos programáticos.
  • Promoção da participação das crianças e jovens: desenvolvimento de ações que implementem e potenciem mecanismos de participação interna e fortaleçam a capacidade das crianças e jovens de intervenção e de decisão na entidade.
  • Construção de trabalho de equipa e do sentimento de coletivo, entre crianças/ jovens e adultos, que colaborativamente mantém uma escola/instituição respeitadora dos Direitos da Criança.
Com o apoio…
  • Técnico, aos profissionais e às crianças e jovens, na construção e desenvolvimento do projeto de participação infantil e na realização de dinâmicas, com as crianças e jovens, sobre as temáticas

  • Institucional no estabelecimento de ligações com várias entidades locais, aproximando as crianças e jovens das várias instâncias de poder, nomeadamente das autarquias

  • De recursos de informação e de ação (fichas de trabalho, fichas de informação, formações para profissionais…)

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados