Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Semanas das Freguesias

Mais do que no trabalho para os munícipes, a democracia atual constrói-se no trabalho de parceria e partilha com aqueles que, no dia-a-dia, vivem o território e conhecem, como ninguém, a sua realidade. Envolver a população e os agentes locais na gestão do seu município, tem sido assumido, em Palmela, como desígnio fulcral para uma vivência cidadã plena.

As Semanas das Freguesias – programa de trabalho descentralizado, desenvolvido, anualmente, em cada uma das freguesias do concelho – são uma das faces mais visíveis de um conjunto de espaços de participação cidadã que o Município de Palmela tem procurado desenvolver, promover e qualificar, desde o início do século e, em particular, após a criação, em 2002, do, então, designado Pelouro de Participação e Desenvolvimento Local (hoje, Gabinete de participação e Cidadania).

Os ciclos de trabalho descentralizado acontecem durante o primeiro semestre do ano e percorrem todas as freguesias do concelho, numa aposta na gestão pública participada e no trabalho de proximidade com as populações e com as instituições locais – em particular, com as Juntas de Freguesia, parceiros privilegiados na ação concreta no território. Em cada uma das freguesias, o programa contempla o acompanhamento de obras e projetos no terreno, reuniões com os Executivos das Juntas, Agrupamentos de Escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social e Movimento Associativo, e atendimento descentralizado pelos eleitos, mediante marcação prévia. Outro dos objetivos destas semanas passa por dar a conhecer instituições, empresas, agentes locais e projetos solidários que fazem a diferença junto das comunidades.

O Município está convicto de que este trabalho continua a valer a pena, constituindo-se, também, como um processo privilegiado de aprendizagem, permitindo aos eleitos e às equipas técnicas aprofundar o conhecimento sobre cada localidade, ouvir as expetativas das populações e adequar projetos às diferentes realidades. Os cidadãos sentem e reconhecem, assim, na autarquia um parceiro para a defesa dos seus interesses e das suas necessidades, e o diálogo estabelecido com os diferentes públicos, com transparência, contribui para encontrar respostas mais rápidas e eficazes, reforçando a credibilidade do Poder Local Democrático.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados