Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Otimização de Percursos

Cálculo de Percursos

 

TransPOR (www.transpor.pt)

Visa disponibilizar ao cidadão informação Multimodal de Transportes Públicos.
Aqui o utilizador poderá planear a sua viagem entre dois pontos de Portugal Continental e visualizá-la interactivamente sobre um mapa georreferenciado, quer visualizando todas as soluções diretas possíveis (Horários e Tarifas) quer recorrendo a um optimizador de percursos (Itinerários).

O site foi desenvolvido no âmbito do projeto SIGITI, coordenado pela ex- Direcção-Geral de Transportes Terrestres e Fluviais, atual Instituto da Mobilidade e dos Transporte Terrestres, I.P., e apoiado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, devendo desenvolver-se em diversas fases.

Nesta primeira fase, está disponível informação de transportes coletivos de longa distância:

Rodoviário: Todos os Serviços Expresso e de Alta Qualidade;

Ferroviário: Todos os serviços da CP e Fertagus, exceto ligações internas nas cidades de Lisboa e Porto; Elétrico de Sintra à Praia das Maçãs (novo)

Aéreo: Voos internos continentais incluindo os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, e os aeródromos de Bragança e Vila Real;

Fluvial: Todas as ligações fluviais no Rio Tejo (Transtejo e Soflusa); Tróia - Setúbal (Transado); Porto - Gaia; São Jacinto - Forte da Barra (MoveAveiro/MoveRia); e ligações transfronteiriças regulares: Caminha - La Guardia e Vila Real de Santo António - Ayamonte.

Este é o primeiro site, em Portugal, que disponibiliza e combina a oferta de transportes dos diferentes modos. É incluída a possibilidade de aceder a qualquer das informações ou funções para um só modo (ex. apenas comboio), ou, excluir um ou mais modos de transporte.

A informação e funções disponíveis estão organizadas em quatro grandes entradas, interligadas entre si:

Itinerários - Optimizador de percursos entre duas localidades, para um conjunto de opções a definir pelo utilizador, incluindo ligações combinadas entre diversos modos de transporte;

Horários e Tarifas - Visualização de todas as alternativas de transporte diretas entre dois pontos, num determinado espaço temporal, com os respetivos horários e tarifas;

Mapas - Informação de base geográfica que permite visualizar e definir percursos e localidades à sua escolha, bem como conhecer as redes de transportes coletivos.

Operadores - Contactos e informação geral sobre cada operador de transporte público;

A interligação de conteúdos é um ponto importante do Transpor. Por exemplo, obtida ou escolhida uma carreira ou percurso é possível aceder a informação de interesse, como o horário de funcionamento da estação e da bilheteira, ou a indicações turísticas e de serviços (museus, restaurantes na localidade), assim como conhecer todas as paragens e horários dessa carreira.
Existem diversas funções já disponíveis que visam aumentar o interesse e qualidade de serviço do próprio site e a atratividade dos transportes coletivos, de forma geral. A possibilidade de «Enviar a um amigo» o percurso escolhido, é um exemplo.

Em suma, o TransPOR pretende ser muito mais do que um simples acesso a informação sobre transportes, mas constituir-se enquanto instrumento útil para o utilizador de transportes públicos, diminuindo o fator de indecisão e contribuindo para uma melhor utilização dos transportes, aumentando, desta forma, a qualidade de vida dos cidadãos.
Este é um sistema a melhorar, crescendo de forma gradual e sustentada, sendo a informação de escala local e regional um próximo passo.

 

TRANSPORLIS (http://transporlis.sapo.pt)

O TRANSPORLIS é um sistema de informação multimodal disponível na Internet da Área Metropolitana de Lisboa da responsabilidade de uma parceria formada pela ANA, Carris, CP, Fertagus, Metropolitano de Lisboa, PT.Com, Rodoviária de Lisboa, Scotturb, Transportes Sul do Tejo, Transtejo e Vimeca e os Municípios de Loures, Barreiro, Odivelas. Podemos pesquisar tarifários, horários e visualizar o roteiro.

 

Carpooling

Significa partilhar o transporte. Tem inúmeras vantagens: a principal é reduzir os custos associados ao transporte individual, partilhando as despesas com os restantes ocupantes da viatura. Passa a viajar acompanhado, o que poderá certamente beneficiar as suas relações sociais. E, é claro, melhora o ambiente, diminuindo a poluição.

Existem sites específicos para carpoolers. Em todos eles é necessário registar-se e preencher o seu perfil, local de partida e de destino é fundamental. Depois pode completar o perfil com informações sobre as suas preferências musicais, assuntos que goste de debater. Depois oferecer e procurar boleias. De uma forma simples, consegue procurar todos os utilizadores que satisfação os critérios de pesquisa, ou seja, local de partida e de destino, com um raio de distância definido, qual o dia da semana que pretende ou oferece a boleia e até pode indicar uma hora específica.

Conheça os sites de carpooling portugueses:

www.energiapositiva.pt 

www.deboleia.com 

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados