C.M. Palmela
Bem-vindo

Atendimento Municipal






Contactos Úteis
Telefone - C. M. Palmela 212 336 600
E-mail - C. M. Palmela geral@cm-palmela.pt














Terça-feira, 22/05/2012 21:50:01
Pesquisa Ok
Home  »  Turismo  »  Onde Ir  »  Cadernos de Viagem  » Percurso pela Reserva Ecológica Nacional
Percurso pela Reserva Ecológica Nacional

Este continua a ser um dos segredos mais bem guardados do nosso concelho. A 7 km do centro do Pinhal Novo encontra-se uma das mais importantes áreas naturais do País, que encerra um verdadeiro tesouro em flora e fauna, que se revela um excelente percurso para efetuar a pé ou em BTT.

A Reserva Ecológica Nacional (REN) abrange cerca de 9% da área do concelho de Palmela, incluindo as margens do estuário do Sado, as albufeiras e grande parte das linhas de água. A maior área situa-se na zona da Brejoeira/Lagoa da Palha e abrange cerca de 10 km2.

A reserva abrange o troço final da Vala da Salgueirinha, que nasce a 200 m de altitude na Serra do Louro e a cerca de 14 km do Vale da Brejoeira, integrando charnecas húmidas e prados mediterrânicos. Aqui, podem observar-se 25 espécies de avifauna ameaçadas na Europa e estritamente protegidas.


Flora

Neste terreno pode encontrar-se o pinheiro bravo e o sobreiro. Ao longo das linhas de água podemos observar salgueiros, choupos, freixos e vimeiros. Nas margens da albufeira existem caniçais, junco, Maios, campaínhas amarelas e lírio amarelo, entre outros.

Fauna

Morcegos, toupeiras, lebres, raposas, cobras de água, e muitos outros, poderão ser observados no local.

Entre a extensa lista de aves aquáticas destacamos o perna longa, o borrelho pequeno de coleira, o maçarico de bico direito, a galinha de água, a águia de asa redonda e a águia calçada, o pato real, a garça, o melro, o verdilhão, o bico de lacre, a carriça, o pintassilgo e a toutinegra de cabeça preta.




Voltar | Enviar Link | Imprimir | Topo



Newsletter
Deixe o seu e-mail
Ok





















Promotor - AMRS Em representação das Câmaras Municipais de Alcochete - Barreiro - Moita - Montijo - Palmela - Sesimbra - Setúbal Parceiros AERSET POS_Conhecimento D ]
Copyright © 2012 C. M. de Palmela. Todos os direitos reservados.