Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Gala Cidade do Vinho no dia 29

Logovinho 1 750 2500
26 Janeiro 2010
Palmela passa o testemunho a Beja

No dia 29 de Janeiro, o Município de Palmela entrega o título de Cidade do Vinho a Beja, numa Gala a decorrer no Teatro Municipal Pax Júlia (Beja), a partir das 21h30, numa organização da AMPV e do Município de Beja.

Palmela fará uma apresentação multimédia sobre aquele que foi o ano “Palmela Cidade do Vinho 2009”, recheado de eventos baseados na promoção dos vinhos da região. A Presidente da Câmara, Ana Teresa Vicente, fará uma intervenção sobre esta experiência pioneira e procederá à entrega de uma oferta ao Município de Beja. Palmela participa, também, na Gala com um momento musical pelo Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”.

Beja sucede a Palmela em 2010 por, segundo a AMPV, apresentar «a candidatura mais coerente com os objectivos estratégicos deste prémio atribuído pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, nomeadamente pela aposta na divulgação do Enoturismo». Durante a Gala, serão, também, entregues menções honrosas às Cidades de Évora, Mealhada e Santa Marta de Penaguião.

Ainda durante a cerimónia, terá lugar a Tomada de Posse dos novos órgãos sociais da AMPV, cuja eleição decorrerá às 18 horas desse dia, no mesmo local, no âmbito da VIII Assembleia Intermunicipal da Associação, cuja direcção termina, assim, o primeiro mandato. Desde a sua constituição em 2007, a AMPV conseguiu representatividade ao nível europeu, nomeadamente, através da RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho e da Inter Vitis – Associação Internacional das Rotas do Vinho. Hoje, conta com 62 municípios associados em todo o país.

Palmela foi o primeiro Município a ser distinguido enquanto Cidade do Vinho. A diversidade de eventos anuais dedicados à cultura do vinho, promovidos no concelho e consolidados no panorama cultural da região, as parcerias estabelecidas e a relação estreita entre o município, o movimento associativo e os produtores vitivinícolas - verdadeiros protagonistas desta actividade económica - foram determinantes para a escolha unânime de Palmela. O Festival Queijo, Pão e Vinho, a Mostra de Vinhos de Poceirão e Marateca, a Eleição da Rainha das Vindimas de Portugal, o Dia do Vinho, a Festa das Vindimas ou o Festival do Moscatel foram algumas das principais iniciativas que constituíram o calendário 2009.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados