Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Câmara de Palmela Aprova Moção em Defesa dos Direitos da Activista Sarauí Aminetou Haidar

Aminatou haidar 07 1 750 2500
17 Dezembro 2009
Reunida no dia 16 de Dezembro de 2009, a Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, a seguinte moção: «A sarauí Aminetou Haidar, destacada activista dos Direitos Humanos, está em greve de fome desde o dia 15 de Novembro, no aeroporto de Lanzarote.

Aminetou Haidar viu negada a sua entrada nos territórios ocupados do Sahara Ocidental, onde reside, por ter recusado a nacionalidade marroquina e reivindicar o reconhecimento da sua identidade sarauí. Detida no aeroporto de L’Aaiún pelas autoridades marroquinas, foi obrigada a embarcar ilegalmente para Lanzarote, sem passaporte e despojada de todos os seus pertences.

Para pôr fim a esta forma de luta tão extrema, Aminetou Haidar reclama apenas poder viver na sua pátria como sarauí, de acordo com as inúmeras resoluções das Nações Unidas que reconhecem o direito à autodeterminação do povo dos territórios ocupados do Sahara Ocidental.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Palmela, reunida a 16 de Dezembro de 2009, delibera:

Associar-se ao apelo de solidariedade do Prémio Nobel José Saramago a Aminetou Haidar, no sentido de não pôr em risco a sua vida, porque tem por diante muitas batalhas em que a sua determinação será necessária;

Apelar ao governo português para que interceda junto dos governos de Marrocos e Espanha, no sentido de garantirem o respeito pelos Direitos Humanos, o Direito Internacional e as resoluções das Nações Unidas, permitindo que a activista Aminetou Haidar regresse à sua pátria e à sua família».

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados