ENA – Energia e Ambiente da Arrábida

Diasdaenergia 1 750 2500
26 Maio 2008
Agência promove “Os Dias da Energia”

A ENA – Energia e Ambiente da Arrábida promove, entre os dias 28 e 31 de Maio, nos Concelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra, um conjunto de actividades comemorativas do Dia da Energia (29 de Maio) intitulado “Os Dias da Energia”.

O programa, que integra diversas iniciativas - actividades de rua, o seminário “Investir na Energia”, exposições de tecnologias e trabalhos escolares e o dia aberto com visitas dos cidadãos a bons exemplos de produção/utilização de energia – possui, como objectivo principal, o envolvimento dos cidadãos em actividades relacionadas com a produção ou a utilização de fontes de energia renováveis e a eficiência energética. Com a realização desta iniciativa, a ENA pretende abordar o tema da energia a partir de diferentes pontos de vista, fomentando a discussão e inspirando a mudança de atitudes, e incentivando todos os interessados a criar novas parcerias e projectos.

A ENA é uma agência local de energia e ambiente, sem fins lucrativos, criada ao abrigo do programa EIE – Energia Inteligente Europa, da Comissão Europeia. Esta Agência tem, como sócios fundadores, um diversificado leque de instituições públicas e privadas, nomeadamente, as Câmaras Municipais de Palmela, Setúbal e Sesimbra.

Destaques da programação (Palmela):

Actividades de rua – espaços lúdicos e encontro de papagaios de papel.
A Praça da Independência, em Pinhal Novo recebe, no dia 29 de Maio, espaços lúdicos dinamizados por alunos da Fundação Escola Profissional de Setúbal, com a realização de brinquedos, construção de fornos/grelhadores solares e realização de corridas com carros solares;

Seminário “Investir na energia” – Hotel Esperança, Setúbal – 29 de Maio (programa em anexo);

Dia Aberto – consiste no envolvimento dos cidadãos em visitas a empresas com bons exemplos de produção/utilização de energia – 30 de Maio (10h15/ 16h30):

- Amarsul (Seixal) – o aproveitamento do biogás para produção de energia eléctrica, com ligação à rede pública de distribuição de energia eléctrica;
- Instalação produtora de Biodiesel (Palmela) – transformação de óleos alimentares usados em biodiesel, através da promoção da recolha dos óleos junto das famílias e da população escolar, em que as escolas funcionam como ponto de sensibilização e de recolha;
- Ilumina (Quinta do Anjo) – Eficiência energética na iluminação.

Nota: a participação no Dia Aberto é gratuita, com inscrição através do fax 212 382 517 ou do telefone 212 382 515. O almoço é livre.