Janeiras Saem à Rua

Layoutjaneirasdetail180 1 750 2500
22 Dezembro 2008
Na noite de 6 de Janeiro, a Câmara Municipal de Palmela e o Movimento Associativo convidam a população a sair à rua para dar as boas-vindas a 2009. Pelos largos e ruelas do Centro Histórico de Palmela, cantam-se as Janeiras, num ritual recuperado pela autarquia no início da década de 90, que está, já, perfeitamente enraizado no calendário cultural da região.

O desfile tem partida agendada nos Paços do Concelho, às 21h00. A Associação de Idosos de Palmela com “As Avozinhas”, a Associação de Escoteiros de Portugal - Grupo 40 de Palmela, o Centro Social de Palmela, o Grupo Coral Ausentes do Alentejo, a Sociedade Filarmónica Humanitária e a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” são as associações que darão voz às Janeiras. O percurso, com diversas paragens, termina no Largo de S. João, onde haverá animação com o Grupo de Tocadores e Cantadores de Delães, Minho. O grupo inclui no seu repertório cantares ao desafio e músicas tradicionais portuguesas do Alto e Baixo Minho, Coimbra, Alentejo e Algarve, e é composto por 10 elementos e 3 apoiantes (vozes, acordeão, concertina, violão, viola braguesa, violino, bombos, ferrinhos e castanholas).

O Cantar das Janeiras evoca a viagem e a intenção pacífica dos Reis Magos e é uma tradição associada ao ciclo do Natal, cujas origens remontam às celebrações ancestrais do solstício de Inverno.