Matriz da Água disponível para consulta no site da Autarquia

Matriz da agua promo 1 1024 2500
01 Outubro 2018

Por ocasião do Dia Nacional da Água, 1 de outubro, o Município de Palmela disponibiliza a “Matriz da Água do Concelho de Palmela 2017”, publicação que dá a conhecer o ciclo da água no Concelho e os indicadores de desempenho mais significativos, nomeadamente, os auditados pela Entidade Reguladora do Serviço de Águas e Resíduos.

A Matriz da Água assume-se como uma ferramenta fundamental de diagnóstico e avaliação dos fluxos de água no Concelho. Este documento pretende ser uma ferramenta de apoio à definição de estratégias e ações prioritárias a adotar, visando a gestão sustentável da água, que é um recurso precioso e escasso.

O Concelho de Palmela dispõe de 594.1 km de rede de distribuição de água, com uma taxa de cobertura de 100% nos aglomerados populacionais e de 97% para a generalidade do Concelho. A cobertura concelhia por redes de drenagem e tratamento de efluentes é de 81% da população residente, o que corresponde a 22.349 utilizadores, em 2017.

O Município investe, de forma significativa, na melhoria do desempenho da gestão da água. Recentemente, a Câmara Municipal estabeleceu parcerias com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, no âmbito dos projetos colaborativos iGPI - Gestão Patrimonial de Infraestruturas e iPerdas - Gestão das Perdas de Água e de Energia. Integra, também, o projeto Plano de Segurança da Água, iniciado em 2017 e promovido pela Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal, bem como a Comissão Especializada da Gestão de Ativos da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.

Ao mesmo tempo, o Município tem, continuamente, defendido o direito à água e saneamento, prosseguindo uma política de salvaguarda das funções sociais, económicas e ecológicas daquele bem.

Consulta aqui a Matriz da Água do Concelho de Palmela 2017