Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Município apoia candidatura do Centro Social de Palmela

Child 1864718 960 720 1 1024 2500
04 Fevereiro 2019

O Município de Palmela - enquanto beneficiário dos fundos comunitários no quadro do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Teritorial da Àrea Metropolitana de Lisboa (PDCT-AML) - constituiu uma parceria com o Centro Social de Palmela (CSP), com vista à submissão de uma candidatura para requalificação da Creche “A árvore”.

A candidatura, submetida no dia 30 de janeiro, tem um investimento global de 558.114 euros, dos quais são elegíveis com um cofinanciamento de 50%, cerca de 329.153 euros, estando o arranque das obras previsto para julho deste ano e o seu término no primeiro trimestre de 2020.

Com esta intervenção, a capacidade de acolhimento de crianças daquela creche passa de 65 para 72, contribuindo para um aumento de cerca de 0,4% da taxa de cobertura de creches no concelho de Palmela. Para além do apoio ao enquadramento e conceção da candidatura, o Município de Palmela irá acompanhar o seu desenvolvimento e execução, contribuindo, igualmente, através de um protocolo assinado em 30 de maio de 2018, para apoiar a contrapartida nacional do CSP com um apoio financeiro na ordem dos 82.288 euros.

Com a requalificação da Creche “A Árvore”, pretende-se intervir num equipamento social localizado no Centro Histórico de Palmela, dotando as suas instalações de um maior conforto, funcionalidade e segurança, respondendo às necessidades dos seus públicos, bem como dos diferentes profissionais das equipas técnicas afetas à instituição.

Em termos gerais, a intervenção no edifício contribuirá, significativamente, para a melhoria da qualidade da resposta social, agregando os requisitos aplicáveis à valência e harmonizando as regras de funcionamento. Em simultâneo, contribuirá para o reconhecimento do Centro Social Palmela enquanto local de referência ao nível dos serviços de apoio à infância, marca que carateriza esta Instituição Particular de Solidariedade Social, profundamente enraizada na comunidade e distinguida com a Medalha de Prata de Mérito Municipal.

Em termos específicos, a operação pretende, entre outros objetivos, melhorar as condições de segurança, salubridade e conforto do edifício, por forma a assegurar as melhores condições de funcionamento; Assegurar o acesso do edifício a públicos com mobilidade reduzida; Aumentar a capacidade de utentes a afetar à resposta; Aumentar os níveis de satisfação das necessidades e expectativas de clientes; trabalhadores, fornecedores e parceiros e dinamizar o Centro Histórico de Palmela, considerando a importância dos serviços prestados pelo equipamento social na vitalidade da vila e na atração de famílias utilizadoras dos diferentes serviços.

Do ponto vista operacional, esta intervenção visa melhorar toda a zona da cozinha e áreas de apoio; adaptar e melhorar as instalações sanitárias; reorganizar os espaços destinados às valências bem como o espaço de apoio aos profissionais; melhorar a qualidade do ar; garantir mais e melhores acessibilidades; bem como assegurar as condições necessárias de segurança contra risco de incêndios.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados