Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Pinhal Novo distinguida com Bandeira “Cidades e Vilas de Excelência – Nível III”

Cerimonia de atribuicao da bandeira 1 1024 2500
2019/02/26

A Vila de Pinhal Novo hasteou, na sexta-feira, dia 22, a Bandeira “Cidades e Vilas de Excelência – Nível III”, atribuída pela Rede de Cidades e Vilas de Excelência. A cerimónia de atribuição da Bandeira decorreu na Praça da Independência, junto à Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, e encerrou o programa da Semana da Freguesia de Pinhal Novo. O Coordenador da Rede, Pedro Ribeiro da Silva, aproveitou a ocasião para convidar o Município de Palmela a apresentar, no próximo Congresso Nacional da Rede, a 23 de maio, o seu percurso já materializado de intervenção no espaço público, em prol da mobilidade, intermodalidade e regeneração urbana.

Aquando da adesão à Rede, o Município apresentou um Plano de Ação Local para a Vila de Pinhal Novo, que incide nos eixos “Cidade ou Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável” e “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana”. A atribuição dos vários níveis da Bandeira reconhece o grau de evolução da implementação deste Plano.

A Bandeira de Nível III, agora recebida, reconhece a execução do projeto de ligação do largo adjacente à Rua Infante D. Henrique (antigo Largo da Mitra) à zona central de Pinhal Novo; a obra da 2.ª fase da Ecopista de Pinhal Novo (com conclusão prevista para o final de março) e o estudo de transporte flexível, que pretende encontrar soluções também para a zona rural da Freguesia de Pinhal Novo, que potenciem o uso do transporte público.

Em 2017, a Vila de Pinhal Novo recebeu a Bandeira de Nível II, que destacou a obra Ligação Intermodal – Pinhal Novo Sul, o estudo para a Ligação do antigo Largo da Mitra à zona central de Pinhal Novo e a Ecopista de Pinhal Novo – 1.ª fase.

Distinção é incentivo para «fazer mais e melhor»

«Entendemos esta distinção sobretudo como um compromisso de continuar a fazer mais e melhor», declarou o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, assegurando que a Autarquia está empenhada neste processo, havendo, não só obra feita, mas sobretudo «muito compromisso de futuro». A par dos projetos que foram distinguidos, o Presidente referiu que o Município vai candidatar, até ao final de março, a obra da zona nascente do Jardim José Maria dos Santos, «também na lógica da mobilidade e dos percursos acessíveis, para criar aqui um triângulo».

«Avaliámos os projetos e vimos que estavam muito interessantes e que iam ao encontro daquilo que era a nossa perspetiva de melhorar os vetores da mobilidade e regeneração urbana», elogiou Paula Teles, Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, justificando a atribuição da Bandeira. Paula Teles considera que «é importante dizer publicamente que o Município está, neste processo, sempre a ser avaliado, e mostrar, com grande satisfação e alegria, que as coisas estão no bom caminho», esperando voltar a Pinhal Novo em breve, para atribuir as Bandeiras de nível 4 e 5.

O Coordenador da Rede, Pedro Ribeiro da Silva, destacou ainda que, «do ponto de vista da complementaridade entre as intervenções, a Câmara Municipal de Palmela tem aqui uma demonstração muito clara dessa interligação», daí o convite para ir ao próximo Congresso Nacional, «mostrar a forma integrada como desenvolveu os projetos».

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados