Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Projeto-piloto “Cabaz Solidário Saudável” a decorrer até julho

Cbzsaudavel 1 1024 2500
2019/03/18

O projeto-piloto “Cabaz Solidário Saudável”, iniciado em abril, decorre até julho, na freguesia de Pinhal Novo, abrangendo 25 famílias. A organização é da Câmara Municipal de Palmela, com o apoio da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Cooperativa Agrícola União Novense, CRL. e Rota de Vinhos da Península de Setúbal - Casa Mãe da Rota de Vinhos.

As famílias que integram este projeto-piloto foram indicadas pelo Núcleo Local de Inserção (NLI), Comissão Social de Freguesia de Pinhal Novo e Câmara Municipal de Palmela - área da Habitação Municipal.

O projeto comtempla a distribuição gratuita de um cabaz saudável composto por frutas e legumes da época, de produtores locais, com 7 ou 11 Kg (de acordo com a constituição do agregado familiar). As famílias abrangidas estão também a participar em ações de formação/sensibilização sobre alimentação saudável e redução de perdas e desperdícios alimentares. Estas ações abordam temáticas ligadas a comportamentos alimentares adequados, alimentação inteligente, economia doméstica e técnicas práticas de cozinha económica.

Por mês, realiza-se uma sessão, com cerca de duas horas de duração. As ações teóricas, dinamizadas pela Conselheira de Consumo do Município, Sara Simões, começaram a 17 de abril (Roda dos Alimentos) e prosseguem a 15 de maio (Compra e organização da despensa e do frigorífico) e 19 de junho (Redução do desperdício alimentar), sempre das 10h00 às 12h00, na Junta de Freguesia de Pinhal Novo. A última sessão, a 15 de julho, das 9h30 às 11h30, no Mercado Municipal de Pinhal Novo, será uma ação prática com técnicas de cozinha (Show Cooking), dinamizada pela Chef Irene Pimenta.

O aspeto pedagógico do “Cabaz Solidário Saudável” cruza com os objetivos do Pacto de Milão, subscrito pelo Município.

Cabaz Solidário

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados