Projeto-piloto “Cabaz Solidário Saudável” arranca em abril

Cbzsaudavel 1 1024 2500
2019/03/18

O projeto-piloto “Cabaz Solidário Saudável” vai começar em abril, na freguesia de Pinhal Novo, onde vai decorrer até julho, abrangendo 25 famílias. A organização é da Câmara Municipal de Palmela, com o apoio da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Cooperativa Agrícola União Novense, CRL. e Rota de Vinhos da Península de Setúbal - Casa Mãe da Rota de Vinhos.

As famílias que vão integrar este projeto-piloto são indicadas pelo Núcleo Local de Inserção (NLI), Comissão Social de Freguesia de Pinhal Novo e Câmara Municipal de Palmela - área da Habitação Municipal.

O projeto prevê a distribuição gratuita de um cabaz saudável composto por frutas e legumes da época, de produtores locais, com 7 ou 11 Kg (de acordo com a constituição do agregado familiar). As famílias abrangidas vão também participar em ações de formação/sensibilização sobre alimentação saudável e redução de perdas e desperdícios alimentares. Estas ações pretendem abordar temáticas ligadas a comportamentos alimentares adequados, alimentação inteligente, economia doméstica e técnicas práticas de cozinha económica.

Vai realizar-se uma sessão por mês, com cerca de duas horas de duração. As ações teóricas, que serão dinamizadas pela Conselheira de Consumo do Município, Sara Simões, vão decorrer nos dias 17 de abril (Roda dos Alimentos), 15 de maio (Compra e organização da despensa e do frigorífico) e 19 de junho (Redução do desperdício alimentar), sempre das 10h00 às 12h00, na Junta de Freguesia de Pinhal Novo. A última sessão, a 15 de julho, das 9h30 às 11h30, no Mercado Municipal de Pinhal Novo, será uma ação prática com técnicas de cozinha (Show Cooking), dinamizada pela Chef Irene Pimenta.

O aspeto pedagógico do “Cabaz Solidário Saudável” cruza com os objetivos do Pacto de Milão, subscrito pelo Município.

Cabaz Solidário