Eleições Europeias 2019: Já sabe o que muda no ato eleitoral de 26 de maio?

Banner eleicoes europeias 1 1024 2500
2019/05/14

As próximas eleições europeias, agendadas, em Portugal, para o próximo dia 26 de maio, apresentam algumas alterações com impacto no exercício de voto das/os cidadãs/ãos. A eliminação do número de eleitor é uma das principais mudanças devendo, por isso, os eleitores confirmar a sua freguesia de inscrição e local de voto.

Com a eliminação do número de eleitor, as/os cidadãs/ãos passam apenas a utilizar o seu documento de identificação civil - Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade - para verificar o local de exercício de voto, de acordo com a morada por si declarada neste documento. Como consequência desta alteração, os cadernos eleitorais passam a estar ordenados por ordem alfabética.

Esta foi uma das principais mudanças, decorrentes das alterações às leis eleitorais e à lei do recenseamento eleitoral (Lei Orgânica n.º 3/2018, de 17 de agosto, e Lei n.º 47/2018, de 13 de agosto), à qual somam-se outras com destaque para a disponibilização de uma matriz em braille, permitindo às/ aos cidadãs/ãos com dificuldades de visão exercer o seu direito de voto; o voto antecipado em mobilidade; o recenseamento automático para eleitores residentes no estrangeiro e o projeto-piloto do voto eletrónico presencial a arrancar no distrito de Évora.

Face a estas alterações, os eleitores devem verificar qual a sua situação no recenseamento eleitoral (freguesia de inscrição e local de voto) utilizando uma das seguintes opções:

Portal do Recenseamento – www.recenseamento.mai.gov.pt ou da APP Mai Mobile

SMS para 3838 com a seguinte informação: RE (espaço) Número de Identificação constante no Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão (espaço) Data de nascimento - no formato AAAAMMDD

Linha de Apoio ao Eleitor – 808 206 206 (custo de chamada local)

Dirija-se à junta de freguesia da sua área de residência

Consulte as secções de voto e eleitores que nelas votam:

Freguesia de Palmela

Freguesia de Pinhal Novo

Freguesia de Quinta do Anjo

União das Freguesias de Poceirão e Marateca

Consulte aqui os locais, horários de funcionamento das assembleias ou secções de voto e eleitores que nelas votam