Falta menos de um mês para o regresso do FIG!

Af fig banner cmp 1900x550px 1 1024 2500
2019/06/07

O aguardado regresso do FIG – Festival Internacional de Gigantes às ruas da vila de Pinhal Novo, no concelho de Palmela, acontece já de 5 a 7 de julho. Durante três dias, gigantones, cabeçudos, zés pereiras, marionetas, máscaras tradicionais e máquinas gigantes vão invadir as ruas da vila e encantar crianças e adultos.

Este Festival inédito cruza as artes tradicionais e as expressões mais contemporâneas do teatro, música e dança, sendo um espaço por excelência de divulgação da arte dos gigantones, na sua componente tradicional, e das figuras de grande proporção no universo do espetáculo.

A 10.ª edição apresenta um programa recheado de espetáculos e propostas de animação nestas áreas, atividades para o público infantil, artesanato, arruadas com as figuras tradicionais e desfiles com centenas de participantes, onde se destaca a presença incontornável dos bombos e das gaitas de fole. Vários espaços onde será possível degustar a gastronomia regional complementam o programa.

O Festival é promovido pela Câmara Municipal de Palmela, em conjunto com os parceiros Bardoada - O Grupo do Sarrafo, ATA - Acção Teatral Artimanha, Associação Juvenil COI e PIA - Projectos de Intervenção Artística.

O FIG é presença bienal no calendário cultural do concelho e já ganhou o seu espaço no panorama nacional e europeu de festivais, ostentando o selo de qualidade EFFE 2019/2020, que o identifica como parte integrante da plataforma EFFE - Europe for Festivals, Festivals for Europe, criada pela Associação de Festivais Europeus. Esta plataforma reúne festivais de 45 países europeus.

O FIG integra também o “Palmela é Música”, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música.
Esteja a par de todas as novidades sobre a 10.ª edição do Festival, consultando o site https://fig.cm-palmela.pt.

Destaques FIG

Al-Bashirah
(Síria e Marrocos)
Grupo de música árabe, composto por músicos de Marrocos e Síria, reunindo as diferentes escolas de música andalusí e as diferentes culturas musicais do mundo árabe.

InSomnio
Teatro do Mar (Portugal)
Espetáculo multidisciplinar - teatro físico, acrobacia aérea, vídeo e música original - com uma estrutura cénica alusiva a uma cama gigante, dotada de mecanismos e diferentes planos de ação, que lhe causarão mutações ao longo da performance.

Papers
Xarxa Teatre (Espanha)
Espetáculo de grande formato que retrata um grupo de emigrantes que chega a um novo país e, de imediato, as suas ilusões frustram-se com as normas e a burocracia que a sociedade lhes impõe.

Oyun
El Fedito (Argentina)

Calor
Jean Philippe Kikolas
Nómadas do nosso tempo atravessam o mundo em busca de um lugar, apalpando às cegas sociedades e culturas, cidades e aldeias desconhecidas... Viajantes sem tempo, que vivem com a determinação e esperança de encontrar o seu novo lar.

O2 Oxigen
PIA/Long Fung Drama Club (Portugal/Chipre)
Uma performance que, através das linguagens do teatro físico e das formas animadas, convida o espetador a uma reflexão sobre como poderia sobreviver uma sociedade onde a tecnologia desvanece as relações humanas e o acesso ao oxigénio se torna um luxo.

Olea
Visitants Teatre (Espanha)
A oliveira é a árvore sempre presente em todas as culturas mediterrâneas antigas ou contemporâneas como símbolo de resistência, força e paz.