Recuperação do Salão Nobre dos Paços do Concelho em concurso

Painel salao nobre cmp 1 1024 2500
2019/06/24

O Município de Palmela lançou um novo concurso público para a empreitada de recuperação do Salão Nobre dos Paços do Concelho, com um preço base de cerca de 725 mil euros (acrescido de IVA).

Esta empreitada vai permitir a recuperação e preservação do património histórico do Salão Nobre, através da eliminação de patologias e da conservação e restauro das pinturas murais que valorizam esta área nobre do edifício.

A obra inclui também a reabilitação de fachadas e coberturas e do terraço, colunas e pilastras que, na fachada principal dos Paços do Concelho, compõem o acesso exterior ao Salão Nobre. Além de melhorar o desempenho energético do edifício, a intervenção contempla ainda a criação de uma entrada de nível para o 1.º piso garantindo que todas/os as/os cidadãs/ãos têm acesso a este espaço municipal.

Dividida em duas áreas de intervenção, uma parte da obra é cofinanciada por fundos comunitários (reabilitação das fachadas e coberturas incluindo saguão, zona da arcada, galeria e pátio exterior poente), no âmbito do Portugal 2020 (PEDU – PARU), e a restante área de intervenção é financiada apenas pela Câmara Municipal (reabilitação do Salão Nobre e as áreas adjacentes nos pisos 0 e 1, incluindo as salas previstas para o piso do sótão).