Limpe os seus terrenos, evite incêndios florestais!

1 banner site 1 1024 2500
2019/07/01

Se é proprietária/o, o que deve fazer:
- Limpeza de uma faixa, não inferior a 50 metros de largura, em redor das habitações, estaleiros, armazéns e outras edificações inseridas nos espaços rurais.

- Limpeza de uma faixa, não inferior a 100 metros de largura, em redor dos aglomerados populacionais, parques e polígonos industriais, aterros sanitários (definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios), bem como a limpeza de uma faixa não inferior a 10 metros para um lado e outro da rede viária.

A Câmara Municipal de Palmela promoveu uma campanha de sensibilização e fiscalização, em parceria com as autoridades, nos primeiros meses deste ano, para limpeza de terrenos e prevenção de incêndios.

Foi definido um plano de trabalho para as zonas consideradas mais críticas e prioritárias, em terrenos privados cujas/os proprietárias/os não cumpriram as determinações legais e em terrenos do domínio público e privado municipal. Este trabalho, de grande complexidade - devido à enorme extensão do concelho e ao reduzido número de trabalhadoras/es municipais – permitiu já a limpeza de mais de 288.430 metros quadrados de terrenos e de mais de uma centena de quilómetros de bermas de caminhos asfaltados. Está em curso a limpeza dos caminhos na zona do Parque Natural da Arrábida que integra o nosso território, ao longo de cerca de 34 quilómetros lineares.

A desmatação de bermas nas estradas e caminhos municipais alcatroados é efetuada pelos serviços municipais, que realizaram uma intervenção de corte em fevereiro, a que se seguiu a aplicação de herbicida sistémico, que retardou o crescimento das infestantes. Prevê-se nova intervenção de corte, se se verificar necessidade. No que respeita aos aceiros e arruamentos em terra batida, a limpeza e corte de vegetação nas bermas está delegada nas respetivas juntas de freguesia, através de contrato interadministrativo, que prevê duas intervenções anuais.

Consulte aqui o Risco de Incêndio Florestal

Saiba o que fazer em caso de incêndio

• Contacte de imediato o 112 ou os bombeiros locais;
  • Se não correr perigo, tente extinguir as chamas com pás, enxadas ou ramos;
  • Não prejudique o trabalho dos bombeiros e siga as suas indicações;
  • Desobstrua os caminhos de acesso ao incêndio;
  • Comunique às autoridades se observar pessoas com comportamentos de risco;
  • Se o incêndio estiver perto da sua casa, desligue o gás e a eletricidade, feche as portas, janelas e persianas, molhe as paredes e a vegetação em volta da casa e liberte os animais;
  • Em caso de evacuação, auxilie as crianças, idosos e deficientes;
  • Não perca tempo a recolher objetos pessoais e nunca volte atrás;
  • Se ficar cercado pelas chamas, desloque-se na direção contrária à do vento, refugie-se numa zona com água ou pouca vegetação, tape a cabeça e o corpo com roupas molhadas, respire junto ao chão, através da roupa molhada, e espere pela ajuda dos bombeiros, se não conseguir sair sozinho;
  • Depois do incêndio, colabore nas operações de rescaldo e vigilância sempre que solicitado pelas autoridades e esteja atento às informações divulgadas pela comunicação social.