Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

25 mil pessoas viveram fim de semana de gigantes

9704 1 1024 2500
2019/07/09

Cerca de 25 mil pessoas viveram, entre os dias 5 e 7 de julho, em Pinhal Novo, um fim de semana de gigantes. O 10.º FIG - Festival Internacional de Gigantes proporcionou, ao longo de três dias, mais de 30 espetáculos, com uma forte predominância das formas animadas contemporâneas e tradicionais, teatro físico e de objetos.

O espaço do Festival, entre o Largo José Maria dos Santos e a Praça da Independência, foi tomado pela música, dança, performances, desfiles e outros espetáculos, oriundos de Portugal, Espanha, Marrocos, Síria, Brasil, Argentina e China, para além de um forte envolvimento de grupos locais.
O grande desfile de sábado à noite contou com mais de 500 participantes, entre máquinas, gigantones, cabeçudos, orquestras de percussão, gaiteiros e até com a presença dos Olharapos, recuperando estes seres que foram muito populares durante a Expo 98, em Lisboa.

Organizado pela Câmara Municipal de Palmela com os parceiros Bardoada - O Grupo do Sarrafo, ATA - Acção Teatral Artimanha, Associação Juvenil COI e PIA - Projectos de Intervenção Artística, o Festival contou com vários apoios, de associações locais, agentes económicos, da Escola Zeca Afonso, Junta de Freguesia de Pinhal Novo, entre outros. O FIG integra o “Palmela é Música”, candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música.

Com início uma semana antes do FIG, decorreu um período de formação sobre construção de formas animadas tradicionais.
Sendo um Festival bienal, o reencontro com os gigantes fica marcado para o primeiro fim de semana de julho de 2021.

(Re)veja a Galeria de Imagens do FIG 2019

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados