Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Festa das Vindimas brinda aos Vinhos de Palmela até 3 de setembro

Destaque 1 1024 2500
2019/09/02

Depois de um fim de semana em grande, a Festa das Vindimas continuará a promover o seu território vinhateiro com um programa qualitativo e diversificado, até 3 de setembro. Os concertos com Carlão e Supa Squad no palco principal, o Cortejo Noturno das Vindimas, este ano dedicado ao tema “Palmela 10 Anos Cidade do Vinho”, ou o Simulacro de Incêndio do Castelo de Palmela são alguns dos atrativos que justificam uma visita à vila de Palmela.

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, marcará presença no encerramento da 57.ª edição da Festa das Vindimas e assistirá a alguns dos momentos mais simbólicos da Festa.

Ao longo destes dias, Palmela Terra Mãe de Vinhos, tem prestado a devida homenagem ao seu legado vitivinícola, aos produtores e vinhos, que continuam a valorizar o território e a arrecadar prémios em concursos internacionais, e à sua identidade local, que assume o expoente máximo nesta Festa.

A vocação vitivinícola do concelho tem sido consolidada pelas várias distinções alcançadas e, como tal, Palmela não descurou o 10.º aniversário da sua eleição a Cidade do Vinho e assinalou esta data com o Cortejo das Vindimas dedicado à efeméride.

Cerca de 400 participantes, dos quais 200 figurantes a pé, deram alma a este cortejo etnográfico, da autoria de José Condença, que contou com a participação dos Gaiteiros do Círio dos Olhos d’Água, Rancho Folclórico do Forninho, Rancho Folclórico de Rio Frio, Bombos de Viana, Escola de Jogo do Pau de Fernando Pó, Burros dos Moinhos Vivos, Mordomia de abertura, Sociedade Filarmónica Humanitária e Sociedade Filarmónica Palmelense Loureiros.

A saída do Cortejo foi ainda antecedida pela entrega de prémios resultantes do 18.º Concurso Enológhico Internacional “Cittá Del Vino”, no Largo de São João, no espaço Fontanário.

Mas, até dia 3, existem mais prémios a revelar: hoje (dia 2), às 18h00, no espaço Adegas Wine Lounge, realizar-se-á a entrega de prémios do concurso “A Melhor Vinha 2019” e, amanhã (dia 3), às 19h00, no Largo de São João, serão revelados os prémios Concurso Melhor Castelão.

Foi também no domingo, de manhã, que Palmela viveu um dos atos mais simbólicos da Festa com a realização do Cortejo dos Camponeses e da Pisa da Uva e Benção do 1.º Mosto. O Rancho Folclórico de Rio Frio, o Rancho Folclórico do Forninho e o Cavalinho da Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela abrilhantaram este momento que traduz o valoroso labor da terra e da arte de “fabricar vinho”, tão vincado no concelho.

Vários produtores doaram uvas para que, junto à Igreja de São Pedro, se pudesse assistir à Pisa da Uva, da qual resultou o 1.º Mosto, posteriormente benzido na Missa de Ação de Graças. Os litros de vinho, retirados desta primeira Pisa da Uva, serão distribuídos por todas as paróquias do Concelho para celebração da Eucaristia.

Até terça-feira, 3 de setembro, Palmela acolhe todas/os as/os visitantes que se queiram juntar a esta celebração do Vinho da Região Demarcada de Palmela e do Moscatel de Setúbal com um programa repleto de animação.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados