Saudação 57.ª Festa das Vindimas

2019/09/13

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 11 de setembro, uma saudação à 57.ª Festa das Vindimas, um certame que recebeu milhares de visitantes e que, mais uma vez, reafirmou o nome de Palmela enquanto Terra Mãe de Vinhos.

Pelo sucesso de mais uma edição, a Câmara Municipal de Palmela saúda os órgãos de sociais e colaboradoras/es da Associação de Festas de Palmela, as jovens que concorreram à eleição da Rainha das Vindimas, assim como as instituições locais, agentes económicos, patrocinadores, forças de segurança e trabalhadoras/es municipais que contribuíram para a concretização da Festa.

Segue, abaixo, o texto integral da Saudação:

“Entre 29 de agosto e 3 de setembro, Palmela viveu a 57.ª edição da sua Festa das Vindimas e celebrou, uma vez mais, com enorme brilho e galhardia, a sua identidade - fortemente associada ao trabalho na terra e aos produtos de grande qualidade - as suas gentes e a sua capacidade de concretização.

O certame recebeu, como habitualmente, milhares de visitantes e contou com um programa recheado de propostas atrativas, onde se cruzaram a música, a dança, o desporto, a gastronomia, a animação e os momentos mais simbólicos da Festa, como a eleição da Rainha das Vindimas, a Pisa da Uva e Bênção do 1.º Mosto, o Cortejo dos Camponeses ou o Cortejo Alegórico, que assinalou o 10.º aniversário da distinção de Palmela como 1.ª Cidade do Vinho de Portugal.

A Vinha e o Vinho são o coração da Festa, que tem sabido reinventar-se e reforçar esta relação através de novas ações e espaços privilegiados, como o Adegas Wine Lounge e o espaço do Fontanário, a eleição da melhor vinha 2019 e do melhor castelão (escolha do consumidor), as harmonizações vínicas e gastronómicas, a presença da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, do Município de Peso da Régua (Cidade do Vinho 2019) e do Município de Silves ou a entrega de prémios do concurso enológico internacional “Cidades do Vinho”, onde Palmela voltou a ser o território nacional mais premiado.

Palmela é, também, Música e a participação do movimento associativo, das Bandas, Corais, Marchas, Cavalinhos, Ranchos Folclóricos e tantos outros agrupamentos e músicos do nosso Concelho contribuiu para sublinhar esta realidade e para engrandecer a Festa, partilhando este imenso património cultural com o público.

O prestígio da Festa das Vindimas e de Palmela foi ainda reafirmado com a visita de várias personalidades e, particularmente, pela honrosa presença de Sua Excelência o Presidente da República.

Reunida a 11 de setembro de 2019, a Câmara Municipal de Palmela saúda os órgãos sociais e colaboradores da Associação de Festas de Palmela que, de forma abnegada, trabalharam meses a fio para concretizar mais uma edição de prestígio da Festa das Vindimas, com toda a qualidade que lhe reconhecemos. Saúda, também, todas as jovens que disputaram o título de Rainha das Vindimas e trouxeram mais beleza e cor ao certame. Saúda ainda os agentes económicos participantes e patrocinadores e todas e todos os que deram o seu contributo para a realização do certame e para assegurar o seu conforto e segurança, das instituições e associações locais aos corpos de Bombeiros e GNR, sem esquecer as trabalhadoras e os trabalhadores municipais, envolvidos, de múltiplas formas, na construção da Festa.”