Dia Nacional da Água: Matriz da Água 2018 disponível para consulta

Matriz 2018 1 1 1024 2500
2019/10/01

No Dia Nacional da Água, que hoje, 1 de outubro, se comemora, o Município de Palmela disponibiliza a “Matriz da Água do Concelho de Palmela 2018” e reforça o seu compromisso de garantir a água pública, de qualidade e para todas/os, sem desperdícios e com todo o respeito que este bem merece.

Este importante documento, disponível para consulta aqui, apresenta um retrato fiel da água no território do concelho, dos sistemas de abastecimento e saneamento e do desempenho do Município enquanto entidade gestora.

O último ano ficou marcado pelo elevado investimento municipal no prolongamento e modernização de redes, numa estratégia de melhoria contínua do serviço prestado e redução de perdas. Com 466.2 km2 de área e 64.230 habitantes, o concelho conta com 38 captações de água subterrâneas e cerca de 597.1 km de rede de distribuição de água. Este é um sistema de grandes dimensões, comparado com a realidade da AML - Área Metropolitana de Lisboa, e que nunca poderia ter como objetivo o lucro - uma batalha que o Município continuará a travar com a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, convicto da sua decisão de manter um dos tarifários mais baixos da região.

Ao Governo, a Autarquia continua a reivindicar mais fundos comunitários para o setor e a revisão dos critérios de acesso ao POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, para que se concretize a tão necessária renovação das infraestruturas, em particular, nos territórios dispersos.

Num momento em que as alterações climáticas são uma realidade e nos apercebemos do papel da água nesta mudança em curso, o Município está envolvido na construção do PMAAC-AML - Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa e tem procurado reverter os efeitos deste fenómeno através de políticas ambientais ambiciosas e de uma gestão criteriosa de recursos.

Também por via da revisão do Plano Diretor Municipal, em fase de conclusão, a Câmara Municipal age pela defesa da água, protegendo as vastas áreas naturais deste território.