Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Município de Palmela saúda música e músicos do concelho

Saudacao musica 1 1024 2500
2019/10/07

Por ocasião do Dia Mundial da Música (1 de outubro), o Município de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião realizada a 2 de outubro, uma saudação à música e músicos do concelho de Palmela.

A saudação destaca a vocação musical da população do concelho, com várias gerações de músicos, e a diversidade de filarmónicas, agrupamentos musicais e escolas de música, uma realidade que o Município espera que venha a ser reconhecida pela UNESCO, através da declaração de Palmela como Cidade Criativa na Área da Música.


Transcreve-se, abaixo, o texto integral da saudação:

«A Cultura é alavanca essencial para o desenvolvimento sustentável, a par com a inovação e com o conhecimento. A música tem no território de Palmela um fantástico ecossistema, que tem gerado gerações de músicos. Somos um concelho com 62.000 habitantes e com 4 filarmónicas, o que atesta a vocação musical da nossa população, que não se fica pela filarmonia. São muitos os agrupamentos musicais e associações que fazem da música o seu dia-a-dia, do folclore ao jazz, da música popular à mais erudita. As escolas de música mais informais acompanham o notável trabalho desenvolvido pelas escolas das filarmónicas, que culminam no conservatório regional, onde as aprendizagens se apuram sob a direção de especialistas dos vários instrumentos.

Ontem, dia 1 de outubro, celebrou-se o Dia Mundial da Música.

A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música, tendo como principais objetivos: promover a arte musical em todos os setores da sociedade; divulgar a diversidade musical; aplicar os ideais da UNESCO, como a paz e a amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.

Em Palmela, tem sido hábito a comemoração desse dia estender-se por todo o mês de outubro, através de ações promovidas pela Autarquia, pelas estruturas do movimento associativo e outras entidades particulares, tendo como objetivo maior divulgar essa importante expressão artística junto de toda a comunidade, envolvendo os músicos da nossa terra e os projetos musicais em que estão inseridos, sem descurar a necessidade de trazer a Palmela outro tipo de projetos musicais de reconhecido valor artístico.

A Câmara Municipal de Palmela, reunida a 2 de outubro na Biblioteca Municipal de Palmela, saúda os músicos, os maestros, os cantores, os dirigentes associativos e todos aqueles que, com o seu trabalho, ajudam a afirmar Palmela como terra de música e de cultura e com a esperança de que essa realidade seja reconhecida pela UNESCO, através da declaração de Palmela - Cidade Criativa na Área da Música».

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados