Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

“Iluminação Pública Eficiente - Palmela”: candidatura aprovada

Centro historico de palmela 1 1024 2500
2019/10/08

Foi aprovada a candidatura “Iluminação Pública Eficiente do Concelho de Palmela”, apresentada pelo Município de Palmela ao Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 (PORLisboa 2020), no quadro do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa (PDCT-AML). Esta operação tem um valor global elegível de cerca de 760 mil euros e um cofinanciamento reembolsável em 50% pelo FEDER.

O objetivo é reduzir os consumos de energia elétrica do Município, através da instalação de tecnologia LED em 2.325 luminárias no Centro Histórico de Palmela e no Centro Urbano de Pinhal Novo, permitindo um melhor desempenho em matéria de iluminação pública, diminuindo as emissões de gases com efeito estufa e racionalizando os consumos, com uma consequente redução da fatura energética da Autarquia.

Em termos práticos, a operação vai permitir a redução do consumo de energia pública e da respetiva despesa em 64%, prevendo-se, assim, o retorno do investimento, indo ao encontro, ou até mesmo superando, as metas fixadas no âmbito da Política Energética Nacional, que prevêem uma redução de 30% dos consumos energéticos ao nível da Administração Pública.

No âmbito do PDCT-AML, o Município definiu, desde logo, como prioritário o investimento na área da eficiência energética dos espaços e edifícios públicos, por forma a apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados