Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Município planta novas palmeiras na Avenida Natália Correia

Plantacaopalmeiras 1 1024 2500
2019/10/14

A Câmara Municipal de Palmela plantou 36 novas palmeiras na Avenida Natália Correia, na Urbanização Vila Serena, em Pinhal Novo, em substituição dos exemplares que existiam no local e que tiveram de ser removidos por questões de segurança e fitossanitárias.

Plantadas em substituição dos exemplares da espécie Phoenix sp. que existiam no local, estas novas palmeiras, da espécie Washingtonia filífera, com uma altura de 4,5 a 5 metros, possuem folhas grandes em forma de leque que, mesmo depois de mortas, não caem. Trata-se de uma vantagem, tendo em conta que estão numa zona onde a circulação pedonal e automóvel é intensa. A plantação dos 36 exemplares representou um investimento municipal de 8.893 euros.

A escolha desta espécie de palmeira teve a ver com o facto de se encontrar bem adaptada à região, como foi possível verificar noutros espaços verdes na freguesia de Pinhal Novo, e de, até ao momento, ainda não ser conhecido o ataque do “escaravelho da palmeira”. No entanto, a Autarquia, à semelhança do que já está a fazer com as restantes palmeiras existentes nesta Avenida e na dos Ferroviários vai, de imediato, instalar nestas palmeiras o equipamento (tubagem) para iniciar o tratamento mensal preventivo. Este tratamento corresponde a um investimento anual no valor de 9.520 euros e apresenta resultados positivos após dois meses.

A replantação de palmeiras na Avenida Natália Correia vem na sequência do estudo realizado, a pedido do Município, pelo laboratório de Patologia Vegetal “Veríssimo de Almeida”, do Instituto Superior de Agronomia, relativamente às condições fitossanitárias das palmeiras. O estudo abrangeu três zonas: Avenida Natália Correia, Urbanização dos Mochos e Avenida dos Ferroviários. Apresentado, este ano, em reuniões com as/os moradoras/es, aponta soluções como o abate, o tratamento imediato mensal das palmeiras e a replantação de outras espécies.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados