Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Ecopista de Pinhal Novo: 2.ª fase inaugurada em clima de festa

1 1 1024 2500
2019/11/11

A 2.ª fase da Ecopista de Pinhal Novo foi inaugurada no dia 10 de novembro, com a presença de autarcas, técnicas/os do Município de Palmela, munícipes, do Grupo dos Amigos das Pasteleiras, do BTTascaduXico e do atleta de triatlo Rui Narigueta que, a pé e de bicicleta, percorreram o trajeto de cerca de 4 km (ida e volta) da nova Ecopista.

Construída a partir do canal da antiga linha de caminho-de-ferro, a 2.ª fase da Ecopista liga a zona da Urbanização Vila Serena ao entroncamento com a Estrada dos Quatro Marcos, na fronteira entre o concelho de Palmela e o de Montijo. A obra, com um valor total elegível de 350 mil euros e um apoio financeiro da União Europeia de 175 mil euros, integrou o projeto intermunicipal CICLOP 7 - Rede Ciclável da Península de Setúbal, cofinanciado no âmbito do Portugal 2020.

Para além de possibilitar às/aos munícipes uma alternativa de mobilidade em segurança e mais sustentável, esta obra veio valorizar toda aquela zona, fazendo a transição entre o espaço urbano e a zona rural poente, com uma orla verde.

O Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, realçou que a Câmara Municipal «tem apostado em, progressivamente, criar corredores que permitissem devolver espaços à população», nomeadamente, o espaço da antiga linha de caminho-de-ferro. «É um trabalho ao qual assumimos, em 2014, dar continuidade e escala», referiu, lembrando que este era também «um desejo antigo dos pinhalnovenses», agora concretizado.

Este novo troço vem juntar-se à 1.ª fase da Ecopista (1,6 km), inaugurada em setembro de 2014, que liga, a sul, com a ciclovia de Val´Flores e, a nordeste, com a ciclovia de Vila Serena. A utilização do antigo ramal ferroviário foi possível no âmbito de um protocolo entre o Município e a atual Infraestruturas de Portugal, que o cedeu, em comodato, por um período de 30 anos.

Também no âmbito do projeto CICLOP 7, está praticamente concluída a Ciclovia de Quinta do Anjo (faltam apenas algumas questões relacionadas com a iluminação pública) e estão também previstas as ligações de Quinta do Anjo a Cabanas e de Aires a Padre Nabeto e a Setúbal. Álvaro Balseiro Amaro acredita que, no âmbito dos próximos fundos comunitários Portugal 2030, «teremos trabalho para continuar a fazer no concelho» nesta matéria.

Inauguração da 2.ª fase da Ecopista de Pinhal Novo.
Inauguração da 2.ª fase da Ecopista de Pinhal Novo.
Inauguração da 2.ª fase da Ecopista de Pinhal Novo.
Inauguração da 2.ª fase da Ecopista de Pinhal Novo.
Inauguração da 2.ª fase da Ecopista de Pinhal Novo.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados