Ecopista de Pinhal Novo: 2.ª fase inaugurada em clima de festa

2019/11/11

A 2.ª fase da Ecopista de Pinhal Novo foi inaugurada no dia 10 de novembro, com a presença de autarcas, técnicas/os do Município de Palmela, munícipes, do Grupo dos Amigos das Pasteleiras, do BTTascaduXico e do atleta de triatlo Rui Narigueta que, a pé e de bicicleta, percorreram o trajeto de cerca de 4 km (ida e volta) da nova Ecopista.

Construída a partir do canal da antiga linha de caminho-de-ferro, a 2.ª fase da Ecopista liga a zona da Urbanização Vila Serena ao entroncamento com a Estrada dos Quatro Marcos, na fronteira entre o concelho de Palmela e o de Montijo. A obra, com um valor total elegível de 350 mil euros e um apoio financeiro da União Europeia de 175 mil euros, integrou o projeto intermunicipal CICLOP 7 - Rede Ciclável da Península de Setúbal, cofinanciado no âmbito do Portugal 2020.

Para além de possibilitar às/aos munícipes uma alternativa de mobilidade em segurança e mais sustentável, esta obra veio valorizar toda aquela zona, fazendo a transição entre o espaço urbano e a zona rural poente, com uma orla verde.

O Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, realçou que a Câmara Municipal «tem apostado em, progressivamente, criar corredores que permitissem devolver espaços à população», nomeadamente, o espaço da antiga linha de caminho-de-ferro. «É um trabalho ao qual assumimos, em 2014, dar continuidade e escala», referiu, lembrando que este era também «um desejo antigo dos pinhalnovenses», agora concretizado.

Este novo troço vem juntar-se à 1.ª fase da Ecopista (1,6 km), inaugurada em setembro de 2014, que liga, a sul, com a ciclovia de Val´Flores e, a nordeste, com a ciclovia de Vila Serena. A utilização do antigo ramal ferroviário foi possível no âmbito de um protocolo entre o Município e a atual Infraestruturas de Portugal, que o cedeu, em comodato, por um período de 30 anos.

Também no âmbito do projeto CICLOP 7, está praticamente concluída a Ciclovia de Quinta do Anjo (faltam apenas algumas questões relacionadas com a iluminação pública) e estão também previstas as ligações de Quinta do Anjo a Cabanas e de Aires a Padre Nabeto e a Setúbal. Álvaro Balseiro Amaro acredita que, no âmbito dos próximos fundos comunitários Portugal 2030, «teremos trabalho para continuar a fazer no concelho» nesta matéria.

Inauguração da 2.ª fase da Ecopista de Pinhal Novo.