Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Comemore o Dia da Floresta Autóctone em Palmela

Cartaz noticia 1 1024 2500
2019/11/15

Durante o mês de novembro, não faltarão motivos para celebrar o Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro) no concelho de Palmela. Plantação de espécies autóctones, formação sobre compostagem doméstica e realização de uma caminhada desportiva são algumas das ações promovidas pelo Município de Palmela para assinalar esta data.

Promover a floresta autóctone portuguesa e sensibilizar a comunidade local para a importância e salvaguarda da biodiversidade são os principais objetivos associados a estas comemorações que, até 11 de dezembro, convidam a população e público escolar a participar em atividades “amigas do ambiente”.

O jardim de Aires, em Palmela, e a Quinta do Pinheiro (Rua Francisco Caçoete Romão), em Pinhal Novo, serão embelezados com a plantação de 92 novas árvores. Alfarrobeiras, Medronheiros, Murtas, Gibardeiras, Alecrins, Pilriteiros e Lagerstroemia são os exemplares a repor nestes espaços públicos, com a colaboração de alunas/os do ensino básico.

Em Quinta do Anjo, com o intuito de valorizar o corredor da linha de água junto à ciclovia, no âmbito da iniciativa “Planta a planta” estão igualmente agendadas um conjunto de ações para plantação de espécies autóctones e remoção de espécies invasoras (acácia karroo), num troço compreendido entre o Sobral e a Urbanização Colinas da Arrábida.

No dia 23, a atividade destina-se a famílias e população em geral prevendo-se a plantação total de cerca de 100 exemplares de várias espécies como Alecrim, Alfarrobeira, Azinheira, Carrasco, Carvalho Cerquinho, Folhado, Freixo, Gilbardeira, Loureiro, Medronheiro, Murta, Pilriteiro, Pinheiro Manso e Sobreiro.

No âmbito das comemorações do Dia da Floresta Autóctone, há ainda propostas de uma caminhada desportiva, no dia 17 de novembro, e de uma ação de formação, no dia 30 de novembro, sobre compostagem doméstica.

Consulte o programa:

Programa:

17 de novembro | 09h00 | Vale dos Barris
Caminhada Desportiva Dia da Floresta Autóctone
Público: população em geral.
Grau de dificuldade: 2.
Informações e inscrições: 212 336 636 | desporto@cm-palmela.pt
Inscrições limitadas a 100 participantes.

23 de novembro | 10h00 às 12h00 | Início da Ciclovia de Quinta do Anjo, junto ao circuito de manutenção
“Planta a planta”
Ação de plantação de espécies autóctones e de remoção de espécies invasoras (acácia karroo) do corredor da linha de água que acompanha a ciclovia de Quinta do Anjo. Esta iniciativa realiza-se ainda nos dias 20 e 27 de novembro para o público escolar.

Apoio: Junta de Freguesia de Quinta do Anjo. 

Duração: 2h
Destinatários: População em geral/ famílias (menores deverão ser acompanhados por um adulto)
Inscrições gratuitas, obrigatórias e limitadas: ambiente@cm-palmela.pt | Tel: 212 336 692
Org.: Câmara Municipal de Palmela

30 de novembro | 09h30 | Centro de Recursos da Juventude de Quinta do Anjo
Compostagem Doméstica “Compostar é Reciclar”
Ação de formação sobre compostagem, incluindo oferta de kit para montagem de compostor em madeira. Iniciativa dirigida a cidadãs/ãos que pretendam transformar os resíduos de cozinha ou do jardim num fertilizante natural.

Duração: 3 horas
Destinatários: Famílias que disponham de espaço exterior, uma vez que o compostor deve ser instalado ao ar livre, sobre a terra.
Inscrições gratuitas, obrigatórias e limitadas: ambiente@cm-palmela.pt | 212 336 692
Apoio: PALSER e AMCOR ao abrigo Programa Mecenas de Palmela
Org.: Câmara Municipal de Palmela

11 de dezembro
Percurso interpretativo
Percurso pedestre interpretativo pela Serra do Louro com o objetivo de dar a conhecer as espécies de fauna de de flora características do Parque Natural da Arrábida.
Iniciativa dirigida ao público escolar da Escola António Matos Fortuna.

Plantação de árvores em espaços públicos do Concelho (data a definir)
Público escolar.

 

CARTAZ-1

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados