Escola Básica de Brejos do Assa preparada para o futuro

Inauguracao escola basica brejos do assa  2  1 1024 2500
2019/11/18

A Escola Básica de Brejos do Assa foi inaugurada no dia 13 de novembro, após obras de requalificação do edifício e arranjo dos espaços exteriores. O Presidente do Município de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, considerou que a obra constituiu «um processo modelo» de articulação com o agrupamento de escolas, pais e encarregadas/os de educação e professoras/es.

Foi em festa que o Município e a comunidade escolar celebraram este importante momento, com as/os alunas/os a encantarem todas/os as/os presentes com poemas e música.

Com esta intervenção, num investimento de 122 mil euros, inteiramente suportado pela Câmara Municipal, a Escola passa a dispor de um espaço multiusos, que vai acolher a biblioteca e a prática de várias atividades e expressões. A obra incluiu também a requalificação dos espaços exteriores ao nível dos pavimentos e a criação de áreas de jogo e recreio, que incluem jogos tradicionais, um campo de jogo informal e uma horta pedagógica. Foram também criados pendentes para a drenagem das águas pluviais e uma nova área coberta exterior. A intervenção contemplou ainda a eliminação de barreiras arquitetónicas e a reabilitação do pavimento interior do refeitório e dos espaços de circulação.

Álvaro Balseiro Amaro recordou que «este era um compromisso», já que, no primeiro mandato do atual Executivo, a Associação de Pais tinha contactado o Município, apelando para a necessidade de ampliação e requalificação desta Escola. A Câmara Municipal assumiu a obra, partilhando a convicção de que é importante «não afastar as crianças da envolvente onde vivem» e que, «mesmo em escolas com menos crianças, vale a pena investir».

A Escola tem, agora, melhores condições para acolher as/os cerca de 40 alunas/os e o Presidente não tem dúvidas de que este é «um equipamento educativo que tem futuro» e que «vale a pena estudar, crescer e aprender valores aqui».

Inauguração da Escola Básica de Brejos do Assa após obras de requalificação.