Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Monte do Francisquinho será Centro de Recursos Comunitários

Monte do francisquinho 1 1024 2500
2019/11/18

O Município de Palmela candidatou, no passado dia 31 de outubro, a “Requalificação do Monte do Francisquinho” ao Portugal 2020, tendo em vista a sua refuncionalização em termos socioeconómicos e a promoção de recursos comunitários facilitadores da inclusão de públicos em situação de fragilidade social e ainda a sua utilização e dinamização por diversos parceiros e agentes locais, criando um polo de ação social, cultural e económico em Pinhal Novo.

A intervenção pretende reabilitar e valorizar todo o espaço, de forma a disponibilizar uma rede de equipamentos comunitários e recursos diversificados, favorecendo um conjunto de dinâmicas sociais, educativas e culturais, das quais possam emergir competências e potencialidades de pessoas, organizações e associações, com os padrões de qualidade e conforto vigentes para este tipo de estruturas, com destaque para a formação, as exposições, as iniciativas de animação cultural, o empreendedorismo e o desenvolvimento e a inclusão social.

A reabilitação do espaço assenta na preservação do edificado atual, devidamente requalificado, mantendo a lógica da unidade já existente, complementada com novos equipamentos e valências que sirvam os parceiros já instalados e a instalar.

O Monte do Francisquinho está associado ao conceito de “Aldeia Associativa”, prevendo-se a construção de um Espaço Hangar Multiusos, um Espaço de Exposições e a criação de Gabinetes de Trabalho. Os espaços exteriores, para além do arranjo paisagístico, contemplam um pequeno Anfiteatro, uma Pista de Skate e outros equipamentos que permitem atividades intergeracionais.

Esta candidatura está inscrita no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano - Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas (PEDU-PAICD) e tem um investimento global elegível de 948.151,75€, cofinanciado em 50% pelo FEDER.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados