Serviço Municipal de Teleassistência apoia população de idade maior

Idosos 1 1024 2500
2019/11/25

A Câmara Municipal de Palmela vai disponibilizar um Serviço Municipal de Teleassistência. O projeto é gratuito, tem a duração de um ano e vai abranger 50 idosas/os, privilegiando pessoas em situação de vulnerabilidade social, com insuficientes redes de apoio formais, familiares ou comunitárias.

Instalado o dispositivo (um telefone, por exemplo), este serviço garante uma resposta imediata em situações de emergência ou solidão, a qualquer hora do dia, todos os dias, bastando a/o idosa/o acionar um botão.

Para garantir a melhor qualidade, o Município adquiriu este serviço a uma empresa especializada em Teleassistência que, em estreita articulação com a Autarquia e com o envolvimento dos parceiros locais, instala e monitoriza os dispositivos.

O Serviço Municipal de Teleassistência é uma das ações previstas na candidatura PRIA - Percursos em Rede para a Inclusão Ativa, cofinanciada no âmbito do Portugal 2020 e já aprovada. Esta candidatura reúne Palmela, Setúbal e Sesimbra numa estratégia intermunicipal, que procura responder às necessidades da população de idade maior, com destaque para as questões da saúde, do envelhecimento ativo e do bem-estar.