HUB 10- 2ª fase - Estrada dos Quatro Castelos: Candidatura de 1,6 M€

Hub10 1 1024 2500
2019/12/06

A Câmara Municipal de Palmela apresentou ao POR Lisboa 2020 a candidatura “M2. HUB10 - Plataforma Humanizada de Conexão Territorial - Concelho de Palmela (2.ª fase - Troços Nascente e Sul Estrada dos 4 Castelos)”, que vai permitir dar continuidade às obras de reabilitação desta importante via, em Quinta do Anjo. A candidatura tem um valor global elegível de 1.617.661,17€ e cofinanciamento FEDER de 50%.

Depois da 1.ª fase (construção de uma rotunda e beneficiação do troço norte da Estrada dos Quatro Castelos, em Vila Amélia), vão agora ser abrangidos os troços nascente e sul desta estrada, numa extensão de mais de 4 km. A intervenção inclui o reperfilamento da faixa de rodagem, um novo enquadramento paisagístico, a criação de uma via para peões e ciclistas e de caixas e abrigos para transportes públicos rodoviários, criando um interface em torno da EN10 e das estações ferroviárias da Penalva e de Coina.

O projeto de execução para esta 2.ª fase já está aprovado e prevê-se que a obra comece no próximo ano e fique concluída em setembro de 2021. Esta intervenção está inscrita no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PEDU-PAMUS).
O “HUB10 - Plataforma Humanizada de Conexão Territorial” é um projeto intermunicipal, que envolve, para além de Palmela, os Municípios de Setúbal e Sesimbra.