Polidesportivo de Poceirão passa a Pavilhão: 1.ª Pedra marca início da obra

2019/12/17

O lançamento da 1.ª pedra, no passado dia 14 de dezembro, foi o ato simbólico que marcou o arranque da requalificação do antigo Polidesportivo de Poceirão, uma obra muito aguardada pela população e que representa um investimento de cerca de 515 mil euros na freguesia de Poceirão.

Vários agentes culturais, desportivos e educativos marcaram presença neste momento revestido de importância para a freguesia e comunidade local. Representantes do Agrupamento de Escolas José Saramago, Associação de Jovens de Poceirão, Juventude Asseiceira, Rancho Folclórico do Poceirão, Associação Dadores de Sangue e da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, assim como autarcas da União das Freguesias de Poceirão e Marateca participaram no lançamento da 1.ª pedra desta empreitada, que dará forma a um novo equipamento multifuncional em pleno coração da aldeia de Poceirão.

A partir da ampliação e remodelação do atual equipamento desportivo, nascerá um pavilhão multiusos que, além das suas valências desportivas, ganhará outras dinâmicas sociais. Com a criação de três novas salas polivalentes, o novo equipamento terá condições para a realização de ações de formação, workshops, seminários ou reuniões, espaços de apoio e instalações sanitárias acessíveis para o público.

Desta forma, a freguesia ficará dotada de mais um equipamento municipal de utilização pública que ficará à disposição das famílias, agentes associativos locais e comunidade escolar, com condições de excelência para a promoção de atividades socioculturais.

Realçando a importância destes equipamentos na “centralidade das aldeias” e como “motores de desenvolvimento”, o Presidente do Município de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, realçou que esta intervenção é promotora de “coesão social e territorial” e surge enquadrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do concelho de Palmela e no Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD).

No que diz respeito à obtenção de fundos comunitários para equipamentos, o Autarca destacou que freguesias rurais, como Poceirão e Marateca, não podem ficar excluídas e é, precisamente, uma lógica e política de igualdade de oportunidades que fundamenta a prioridade de um investimento desta natureza.

A requalificação do antigo Polidesportivo de Poceirão foi alvo de uma candidatura ao POR Lisboa 2020, apresentada pelo Município de Palmela, com um valor global elegível aprovado de €515,063.28 e cofinanciamento FEDER de 50%.

Lançamento da 1.ª Pedra da Requalificação do Polidesportivo de Poceirão.