Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Polidesportivo de Poceirão passa a Pavilhão: 1.ª Pedra marca início da obra

2 1 1024 2500
2019/12/17

O lançamento da 1.ª pedra, no passado dia 14 de dezembro, foi o ato simbólico que marcou o arranque da requalificação do antigo Polidesportivo de Poceirão, uma obra muito aguardada pela população e que representa um investimento de cerca de 515 mil euros na freguesia de Poceirão.

Vários agentes culturais, desportivos e educativos marcaram presença neste momento revestido de importância para a freguesia e comunidade local. Representantes do Agrupamento de Escolas José Saramago, Associação de Jovens de Poceirão, Juventude Asseiceira, Rancho Folclórico do Poceirão, Associação Dadores de Sangue e da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, assim como autarcas da União das Freguesias de Poceirão e Marateca participaram no lançamento da 1.ª pedra desta empreitada, que dará forma a um novo equipamento multifuncional em pleno coração da aldeia de Poceirão.

A partir da ampliação e remodelação do atual equipamento desportivo, nascerá um pavilhão multiusos que, além das suas valências desportivas, ganhará outras dinâmicas sociais. Com a criação de três novas salas polivalentes, o novo equipamento terá condições para a realização de ações de formação, workshops, seminários ou reuniões, espaços de apoio e instalações sanitárias acessíveis para o público.

Desta forma, a freguesia ficará dotada de mais um equipamento municipal de utilização pública que ficará à disposição das famílias, agentes associativos locais e comunidade escolar, com condições de excelência para a promoção de atividades socioculturais.

Realçando a importância destes equipamentos na “centralidade das aldeias” e como “motores de desenvolvimento”, o Presidente do Município de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, realçou que esta intervenção é promotora de “coesão social e territorial” e surge enquadrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do concelho de Palmela e no Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD).

No que diz respeito à obtenção de fundos comunitários para equipamentos, o Autarca destacou que freguesias rurais, como Poceirão e Marateca, não podem ficar excluídas e é, precisamente, uma lógica e política de igualdade de oportunidades que fundamenta a prioridade de um investimento desta natureza.

A requalificação do antigo Polidesportivo de Poceirão foi alvo de uma candidatura ao POR Lisboa 2020, apresentada pelo Município de Palmela, com um valor global elegível aprovado de €515,063.28 e cofinanciamento FEDER de 50%.

Lançamento da 1.ª Pedra da Requalificação do Polidesportivo de Poceirão.
Lançamento da 1.ª Pedra da Requalificação do Polidesportivo de Poceirão.
Lançamento da 1.ª Pedra da Requalificação do Polidesportivo de Poceirão.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados