Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Inauguração da USF de Pinhal Novo sul: Ministra da Saúde destaca parceria com o Município

Csaude1 1 1024 2500
2019/12/17

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Pinhal Saúde, na zona sul de Pinhal Novo, foi inaugurada, a 16 de dezembro, com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, que destacou a importância do trabalho concertado com o Município de Palmela e os restantes atores locais, para concretizar este sonho antigo da freguesia.

«Só é possível ter um bom Plano Nacional de Saúde se tivermos o resultado do trabalho concertado de todos os atores locais, um Plano Local de Saúde», sublinhou a Ministra. «Foram 20 anos há espera desta Unidade, foram vigílias, desacertos, caminhos que se reencontraram e a possibilidade de estarmos aqui hoje», congratulou-se.

Para o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, este é um «momento de alegria e celebração para a população e autarquias», depois de «uma luta com mais de duas décadas pelo direito à saúde». Ao longo destes anos, tiveram lugar muitas iniciativas de âmbito político, vigílias, manifestações e múltiplos avanços e recuos, com a inscrição, por várias vezes, da obra em PIDDAC, sem que viesse a concretizar-se.

No entanto, «o Município manteve sempre uma postura de proatividade e disponibilidade para encontrar soluções», realçou o Presidente. Em 2016, a Câmara Municipal assinou um Contrato-Programa com o Ministério da Saúde e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), para a instalação da USF, e foi responsável pela cedência do terreno, elaboração de uma candidatura ao Portugal 2020 (que permitiu que a obra, da responsabilidade da ARSLVT, no valor de 1.251.893€, fosse cofinanciada em 50% pelo FEDER), execução do projeto para o lançamento da empreitada e fiscalização da obra. «Assumimos esta responsabilidade com a certeza da enorme mais valia que este equipamento representa para a população da freguesia», sublinhou Álvaro Balseiro Amaro.

O Presidente não tem dúvidas de que «esta é uma parceria de sucesso e de boa saúde, que o Município quer aprofundar» e que resultou num «equipamento de excelência, que valoriza o Serviço Nacional de Saúde». Álvaro Balseiro Amaro aproveitou ainda para saudar a jovem equipa que já está ao serviço desde 25 de novembro, desejando «que cresça e que se qualifique».

Também para a Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, Bárbara Carvalho, o momento é de «celebração» da concretização de uma resposta à comunidade, que só foi possível em «resultado da colaboração estreita e proveitosa entre o Ministério da Saúde, a ARSLVT e o Município de Palmela». «É a materialização de todo o esforço e recursos dedicados por este Município», elogiou.

A inauguração contou também com a presença de representantes da ARSLVT, Segurança Social de Setúbal, vereadores, autarcas da freguesia, membros da comissão de utentes de saúde e toda a equipa da nova USF. A equipa é coordenada pela médica especialista em medicina geral e familiar Ana Mafalda Cunha e é composta por 16 profissionais (seis médicas/os, seis enfermeiras/os, quatro assistentes técnicas/os e um assistente operacional).

Localizada na Rua Manuel Veríssimo da Silva, a USF funciona de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 20h00. Dispõe de 12 gabinetes de consulta, três de enfermagem e duas salas de tratamento e está preparada para servir 10.904 utentes da freguesia de Pinhal Novo.

Inauguração da USF de Pinhal Novo sul.
Inauguração da USF de Pinhal Novo sul.
Inauguração da USF de Pinhal Novo sul.
Inauguração da USF de Pinhal Novo sul.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados