Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Índice de Sustentabilidade Municipal: Palmela acima da média

Ods 1 1024 2500
2020/01/15

Palmela está acima da média nacional no ISM - Índice de Sustentabilidade Municipal de 2019. O Município tem 66,5 pontos (de 0 a 100), enquanto a média do país se fica pelos 62,6 pontos.

Palmela destaca-se em importantes ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como “Saúde de Qualidade”, “Igualdade de Género”, “Energias Renováveis e Acessíveis”, “Indústria, Inovação e Infraestruturas” ou “Proteger a Vida Terrestre”.

O concelho é um dos 19 que integram a rede CESOP - Local, uma parceria entre o Centro de Estudos e Sondagem de Opinião da Universidade Católica e os municípios portugueses. O objetivo desta rede é medir, nos municípios, a concretização dos ODS definidos pela ONU - Organização das Nações Unidas até 2030, assim como apontar caminhos para a sua implementação. Para tal, elabora, anualmente, desde 2018, os relatórios do ISM, que podem ser consultados aqui.

Município apresenta exemplo em Espanha

No âmbito do trabalho já desenvolvido por Palmela nesta área e da sua participação na RICD - Rede Intermunicipal para a Cooperação e Desenvolvimento, o Município foi, recentemente, convidado a participar no “Laboratório ODS”, em Verín, Galiza, Espanha.

Esta iniciativa do Instituto Marquês de Valle Flôr e do Fondo Galego pretendeu dar a conhecer a seis municípios daquela região espanhola os ODS e sensibilizá-los para o cumprimento das metas estabelecidas.

Palmela partilhou a sua experiência e, durante dois dias, debateram-se estratégias de adaptação dos ODS à escala local, assim como formas de os implementar e monitorizar o seu cumprimento.

Participação de Palmela no Laboratório ODS

 

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Com o lema “ninguém fica para trás”, os ODS decorrem da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e entraram em vigor a 1 de janeiro de 2016.

Esta Agenda consiste em 17 ODS e 169 metas para transformar o mundo. Os objetivos e metas dividem-se em cinco grandes áreas (Pessoas, Prosperidade, Paz, Planeta e Parcerias) e são os seguintes:

1. Erradicar a Pobreza
2. Erradicar a Fome
3. Saúde de Qualidade
4. Educação de Qualidade
5. Igualdade de Género
6. Água Potável e Saneamento
7. Energias Renováveis e Acessíveis
8. Trabalho Digno e Crescimento Económico
9. Indústria, Inovação e Infraestruturas
10. Reduzir as Desigualdades
11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
12. Produção e Consumo Sustentáveis
13. Ação Climática
14. Proteger a Vida Marinha
15. Proteger a Vida Terrestre
16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17. Parcerias para a Implementação dos Objetivos

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados