Teleassistência: Serviço Municipal já está a funcionar

Teleassistencia 1 1024 2500
2020/02/03

35 idosas/os do concelho de Palmela já estão a beneficiar do Serviço Municipal de Teleassistência, uma importante resposta em situações de emergência.

As/os munícipes abrangidas/os vivem em diferentes núcleos, aceiros e aglomerados de todas as freguesias do concelho, na sua maioria, sozinhas/os e com uma insuficiente rede de apoio. Este serviço recém-implementado é, por isso, uma mais-valia para a sua segurança e qualidade de vida.
Inteiramente gratuito, o serviço funciona a partir de um telefone, bastando às/aos idosas/os acionar um botão (localizado numa pulseira) para estabelecer uma ligação imediata a uma central de atendimento telefónico que funciona durante 24 horas por dia, sete dias por semana, e responde a qualquer situação de emergência, acionando os meios necessários de apoio e socorro.

Para a implementação do projeto, o Município contou com a participação da Rede Social, que contribuiu para a identificação das pessoas em situação de maior fragilidade.

O projeto está pensado para um total de 50 pessoas e é uma das ações previstas na candidatura PRIA - Percursos em Rede para a Inclusão Ativa, cofinanciada no âmbito do Portugal 2020 e já aprovada. Esta candidatura reúne Palmela, Setúbal e Sesimbra numa estratégia intermunicipal, que procura responder às necessidades da população de idade maior, com destaque para as questões da saúde, do envelhecimento ativo e do bem-estar.