Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

“Eu Participo”: alunas/os criaram publicação sobre direitos da criança e ambiente

Sos planeta  eu participo e tu  2  1 1024 2500
2020/02/10

A Câmara Municipal de Palmela está a distribuir às/aos alunas/os das escolas do concelho duas publicações, criadas a partir das ideias e dos projetos realizados pelas crianças e jovens do Projeto “Eu Participo”: “SOS PLANETA. Eu participo, e tu?” e “A tua voz”.

A edição “SOS PLANETA. Eu participo, e tu?” consiste em 20 cartões, que poderão transformar-se em calendário de mesa ou em livro/agenda. Nesses cartões, a criança e a sua família encontram 12 desafios mensais e ainda informação para compreender melhor o que são as alterações climáticas e como afetam os direitos das crianças, quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sobre datas específicas relacionadas com o ambiente. Esta publicação, também entregue às/aos professoras/es, é acompanhada de um poster para cada sala de aula, que relembra todos os passos a dar ao longo dos 12 meses nesta missão de ativistas ambientais e de direitos humanos.

“A tua voz” é uma compilação de todos os artigos de opinião que as crianças e jovens do “Eu Participo” escreveram desde maio de 2016, numa parceria com o Jornal do Pinhal Novo. Assumindo o seu direito de opinião, estas/es alunas/os explicam a outras crianças e aos adultos, pelas suas próprias palavras, o que é ser um agente “Eu Participo”, falam de direitos da criança, explicam as notícias através da sua visão ou apresentam os projetos que vão decidindo fazer na sua escola ou comunidade. O Município espera que a entrega deste recurso em todos os estabelecimentos de ensino, do pré-escolar ao secundário, possa inspirar outras crianças e jovens.

A distribuição destas publicações acontece numa altura em que se celebra o 30.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança. Desde 2016 que as/os alunas/os do concelho recebem material informativo sobre esta Convenção para que, com a sua família, possam explorar e descobrir o que este documento internacional significa nas suas vidas. A opinião das crianças e jovens do “Eu Participo” é fundamental, já que são elas/es que decidem o tema e o material a utilizar.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados