COVID-19: Município de Palmela adota medidas de prevenção

B covid 19 prancheta 1 1 1024 2500
2020/03/11

Com o intuito de contribuir para controlar a propagação do novo Coronavírus – COVID-19 e seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde, o Município de Palmela vai implementar as seguintes medidas de prevenção, com efeitos a partir de hoje, 13 de março, e até 3 de abril de 2020:

Encerramento dos seguintes equipamentos:

• Atendimento Municipal de Quinta do Anjo e Loja Móvel do Cidadão
• Cineteatro São João
• Biblioteca Municipal de Palmela
• Biblioteca e Auditório Municipal de Pinhal Novo
• Centro Cultural de Poceirão
• Centro Comunitário de Águas de Moura
• Polo da Biblioteca em Quinta do Anjo
• Polo da Biblioteca em Águas de Moura
• Centros de Recursos para a Juventude de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo
• Posto de Turismo de Palmela
• Piscinas municipais e outros equipamentos geridos pela Empresa Municipal Palmela Desporto

Suspensão das seguintes iniciativas:

• Programas de ocupação de tempos livres nas férias letivas (desportivas e culturais);
• “Março a Partir” – Mês da Juventude
• Comemorações do Dia Mundial do Teatro
• Comemorações do Dia Mundial da Árvore
• Aprender a Nadar
• Programa Viver Melhor, Viver com Autonomia;
• 50+ Programa de Exercício
• Atividades no âmbito do Programa Municipal de Apoio à Pessoa Idosa
• Atividades no âmbito do programa “Saúde Palmela”
• Animações e demais iniciativas paralelas nos mercados municipais
• Sessões de informação do Serviço de Apoio ao Consumidor
• Visitas turísticas guiadas
• Demais atividades que impliquem a concentração de pessoas, decorram elas em espaços públicos ou em equipamentos municipais.

Adiamento dos seguintes eventos:

• Festival Queijo Pão e Vinho
• Arrábida Walking Festival
• Clássica da Arrábida
• Granfondo da Arrábida
• Provas da Taça de Portugal de Cadetes e de Femininas em ciclismo
• Semana da Freguesia de Quinta do Anjo
Suspensão da cedência de viaturas do Município a entidades externas.

Não licenciamento, no âmbito das competências municipais, das atividades privadas que prevejam a concentração de pessoas.

Suspensão do Atendimento Social a Munícipes, salvaguardando-se situações emergentes.

O Município manterá em funcionamento o serviço de atendimento municipal de Palmela e da Loja do Cidadão de Pinhal Novo, embora com algumas restrições de acesso aos espaços e com redução no número de postos de atendimento. Neste contexto, a Autarquia apela às/aos cidadãs/ãos que privilegiem a comunicação com os serviços municipais via endereço eletrónico ou contacto telefónico: atendimento@cm-palmela.pt | 212 336 666.

A Câmara Municipal recomenda ainda ao movimento associativo a não realização de eventos ou iniciativas que fomentem a concentração de pessoas.

Estas medidas e recomendações foram adotadas após auscultação da estrutura interna municipal e do Serviço Municipal de Proteção Civil. Pretende-se assumir uma posição ativa na prevenção e controlo desta pandemia, nomeadamente através de medidas que, ao restringirem os contactos sociais e a concentração de pessoas, contribuam para a sua contenção.

As medidas serão objeto de avaliação permanente, revisão ou alteração em função da adequação que se considerar pertinente ao reforço da prevenção, controlo e eliminação da COVID-19.

Para esclarecer as suas dúvidas e questões sobre o novo Coronavírus COVID-19 consulte o site da Direção-Geral da Saúde aqui.

Consulte o Despacho n.º 90/2020