Queima do Judas regressa em 2021

Queimajudas 1 1024 2500
2020/03/27

A tradicional Queima do Judas regressa no próximo ano. A edição deste ano, inicialmente prevista para o dia 11 de abril, foi cancelada, devido à atual situação de saúde pública que se vive, mas com a promessa de que, em 2021, esta importante iniciativa vai voltar a animar as ruas do Centro Histórico de Palmela.

Promovida pela Câmara Municipal com o Movimento Associativo do concelho, a Queima do Judas tem contado, anualmente, com um forte envolvimento da comunidade. Trata-se de um percurso noturno, com animação e passagem por vários locais do Centro Histórico, onde é realizada “a queima do boneco” e a leitura do seu testamento, terminando no Largo de S. João, ponto alto da festa.

Recuperado em 1995, este ritual tem origens pagãs, ligadas à celebração da primavera, e integra o Programa Municipal de Teatro, contribuindo para a preservação do património cultural local.