Município instala iluminação eficiente em viadutos

Img 1402 1 1024 2500
2020/03/27

A Câmara Municipal de Palmela reinstalou iluminação pública nos acessos aos viadutos pedonais sobre a via férrea, em Venda do Alcaide e junto ao Bairro 12 de Abril, em Pinhal Novo.

A infraestrutura elétrica que existia anteriormente, montada pela REFER, foi vandalizada há vários anos e, apesar das reclamações e pedidos do Município, a IP não assumiu a sua reparação.

A Autarquia decidiu, por isso, avançar com esta intervenção, que teve como objetivo melhorar a segurança e o conforto das/os transeuntes. Tratou-se de um investimento de cerca de 14.000€ na aquisição de projetores solares, com estudo técnico a cargo dos serviços de eficiência energética e iluminação pública, que foram adaptados às colunas existentes.

A opção por projetores solares justifica-se pelos seguintes motivos: são de fácil instalação nas passagens pedonais, por dispensarem a cablagem, e são equipamentos que, através da produção de eletricidade com recurso apenas à energia do sol, fonte de energia contínua e limpa, apresentam um custo zero de funcionamento. O Município está, assim, a contribuir para a redução imediata da sua pegada ecológica, através da diminuição da emissão de carbono.

Iluminação eficiente em viadutos.