Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

“Palmela Mask, (A)Linhas?”: voluntárias vão confecionar máscaras para a população

Banner palmelamask 1 1024 2500
2020/04/18

O “Palmela Mask, (A)Linhas? (A)Linhas por ti, por mim, por NÓS…”, projeto municipal com uma forte componente comunitária e com a colaboração das Juntas de Freguesia, vai permitir a confeção e distribuição de máscaras sociais à população adulta do concelho de Palmela, sem sintomas ou suspeita de infeção por COVID-19.

Com o slogan “(A)Linhas por ti, por mim, por NÓS…”, este projeto de cariz solidário conta com a colaboração de costureiras voluntárias, que vão dar vida às matérias-primas disponibilizadas pela Autarquia, transformando-as em máscaras de proteção, a distribuir em todas as freguesias do concelho, em diferentes espaços comerciais.

O uso de máscara em espaços públicos contribui para a redução da propagação da COVID-19. No entanto, as máscaras cirúrgicas devem ser destinadas, preferencialmente, às/aos profissionais de saúde e a todas/os as/os que estão na linha da frente no combate à pandemia.

As máscaras sociais que vão ser produzidas no âmbito do “Palmela Mask, (A)Linhas? (A)Linhas por ti, por mim, por NÓS…” são um artigo têxtil, reutilizável, confecionado com duas camadas de tecido 100% algodão e com uma terceira camada de TNT (Têxtil Não Tecido, Spunbonded). São laváveis a mais de 60º e resistentes à fervura, para permitir uma melhor higienização. Destinam-se apenas a utilização comunitária, não profissional, e só devem ser utilizadas em espaços interiores fechados, como supermercados, farmácias, lojas ou outros estabelecimentos comerciais, transportes públicos, entre outros.

No entanto, o Município alerta que o uso isolado de máscara não protege contra o vírus e é apenas uma medida de proteção adicional. Não se deixe levar pela falsa sensação de segurança. Mantenha sempre os restantes comportamentos de proteção: distanciamento social, lavagem frequente das mãos e etiqueta respiratória (espirrar ou tossir para o cotovelo e não tocar na cara com as mãos).

A Câmara Municipal agradece ao Município do Fundão, pelo apoio e partilha do seu projeto #FundãoMask, que funcionou como inspiração. O “Palmela Mask, (A)Linhas? (A)Linhas por ti, por mim, por NÓS…” surge também no âmbito do projeto “(A)Linhas - Costura Criativa Entre Gerações”, desenvolvido pela Autarquia, em articulação com as Escolas Secundárias de Palmela e de Pinhal Novo, e inserido no PRIA - Percursos em Rede para a Inclusão Ativa.

Se quiser ser voluntária/o, basta enviar um e-mail para decs@cm-palmela.pt, demonstrando o seu interesse em fazer parte deste grande projeto solidário.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados