Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Saudação Dia Municipal do Bombeiro

Saudacao bombeiros 1 1024 2500
2020/05/21

Foi aprovada, por unanimidade, na reunião da Câmara Municipal de Palmela de 20 de maio, uma saudação ao Dia Municipal do Bombeiro e às três Associações de Bombeiros do concelho de Palmela, subscrita pelas bancadas da CDU e do PS.

A saudação destaca que a 20.ª edição das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro decorre num contexto atípico, face à pandemia da COVID-19, mas que coloca ainda mais em evidência o caráter insubstituível das/os bombeiras/os na comunidade. O Município considera urgente que a sociedade civil e a Administração Central correspondam ao empenho e dedicação destas Associações, dando-lhes o apoio que presisam para desempenhar o seu importante papel. Convida também a população a associar-se ao conjunto simbólico de iniciativas, a promover nos canais digitais do Município, para assinalar o Dia Municipal do Bombeiro.

Transcreve-se, abaixo, o texto integral da saudação:

«O Dia Municipal do Bombeiro tem assumido, no concelho de Palmela, um papel de destaque na valorização das/os Bombeiras/os e na divulgação do trabalho humanitário que desenvolvem, quotidianamente, para benefício e salvaguarda de pessoas e bens. Mais do que um dia, as comemorações estendem-se, habitualmente, ao longo do mês de maio, com um programa diversificado e promovido em conjunto, que sublinha a forte relação de parceria que une as três Associações Humanitárias de Bombeiros do concelho de Palmela - Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo - e o Município. Uma relação construída com base no trabalho, na confiança, no apoio mútuo e na certeza de que “a união faz a força”.

Aquela que é a 20.ª edição das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro decorre num contexto atípico que, ao mesmo tempo, coloca em evidência o caráter insubstituível das/os bombeiras/os na comunidade, sempre na linha da frente do auxílio e socorro, nos momentos mais difíceis. Mesmo em moldes diferentes, é fundamental assinalar esta data, prestar o devido reconhecimento à missão e às pessoas que a assumem e continuar a dar visibilidade à causa junto da opinião pública.

É urgente que a sociedade civil e a Administração Central correspondam ao empenho e dedicação das Associações de Bombeiros com mais do que aplausos e palavras de incentivo. Estas estruturas vivem com problemas quotidianos, desde a insustentabilidade da gestão e necessidades ao nível de equipamento de proteção, viaturas e instalações (muitas vezes, só garantidas com o apoio dos Municípios), até à falta de voluntárias/os que permitam reforçar e renovar os corpos ativos. A Tutela deve dedicar um olhar sério ao universo dos bombeiros, com a certeza de que só com investimento, estratégia e o cumprimento dos compromissos assumidos será possível garantir o nível de serviço e a qualidade a que as Associações de Bombeiros nos habituaram. É, igualmente, urgente a tomada de consciência por parte da sociedade civil de que é justo e útil que cada um/a de nós se torne sócia/o da sua associação local e de que o voluntariado nas Associações de Bombeiros, além de um ato humanitário, é uma oportunidade de crescimento, de aprendizagem e de carreira. É, sobretudo, uma oportunidade única de integrar uma família para a vida e de fazer parte de algo maior.

Reunida a 20 de maio de 2020, a Câmara Municipal de Palmela saúda as Associações Humanitárias de Bombeiros de Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo, bem como a 20.ª edição do Dia Municipal do Bombeiro, convidando toda a população a associar-se ao conjunto simbólico de iniciativas, a promover nos canais digitais do Município, nomeadamente, a mostra fotográfica digital “Uma Imagem, Mil Estórias”, disponível a partir de dia 22, e o filme “Bombeiros - Voluntários por Opção, Profissionais na Ação”, a lançar no dia 24, às 11h00. No mesmo dia, às 9h00, os quartéis dos bombeiros do concelho cumprirão o hastear das bandeiras e o toque de sirene ocorrerá em simultâneo».

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados